Professoras da Universidade Aberta de Portugal conhecem áreas de atuação da SEDIS - Sedis

12 de abril de 2022

As professoras da Universidade Aberta de Portugal, Cristina Vieira e Natália Ramos, visitaram, na tarde desta segunda-feira (11), as instalações da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. As docentes portuguesas vieram ao Brasil participar da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, realizada de 4 a 7 de abril, na capital potiguar, e aproveitaram para conhecer a SEDIS.

Durante a visita, a Secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, destacou o funcionamento de polos, distribuídos pela região metropolitana de Natal e municípios do interior do Rio Grande do Norte. Segundo Carmem Rêgo, há muitas semelhanças nas ações desenvolvidas pelas duas instituições que possuem cooperação técnica, pois ambas atuam com a modalidade de Ensino a Distância, mas nos casos dos cursos ofertados pela UFRN, há uma peculiaridade, enfatiza a gestora, além das atividades síncronas e assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, existem encontros presenciais.

Acompanhadas pelo coordenador do Núcleo de Relações Internacionais e Interinstitucionais do LAIS/UFRN, Juciano Lacerda, as visitantes conheceram as principais ações desenvolvidas pela SEDIS, como a produção de conteúdos para cursos do AVASUS; a edição de produtos audiovisuais; a editoração de livros impressos e eletrônicos; a adaptação de materiais para estudantes com necessidades educacionais específicas; a formatação de videoaulas, com recursos interativos, para os cursos de graduação EaD; além de suporte pedagógico para alunos, tutores e professores.

Cristina Vieira e Natália Ramos agradeceram a receptividade e falaram sobre a relevância do trabalho em equipe desenvolvido pela SEDIS para o fortalecimento da Educação a Distância. As docentes da UAb/PT retornam nesta terça-feira (12) para Portugal com excelentes experiências na bagagem e com a possibilidade de ampliação das parcerias já existentes.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Categoria: educação a distância, educação digital, notícias, parceria, UAb/PT, UFRN