Alunos de Letras EaD/UFRN participam da primeira colação de grau presencial desde o início da pandemia - Sedis

19 de abril de 2022

Com concluintes dos polos de Macau, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, foi realizada, na tarde desta segunda-feira (18), a cerimônia de colação de grau para o curso de Letras, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), referente ao período 2021.2. O evento foi a primeira solenidade de formatura com a presença de público, após a suspensão das atividades universitárias presenciais, em decorrência da pandemia da covid-19, concretizando a transição de um período de dificuldades impostas pelo novo coronavírus.

De acordo com Sulemi Campos, coordenadora do curso de Letras EaD e paraninfa da turma, a retomada das práticas presenciais trouxe um sentimento de pertencimento. A professora destacou que a iniciativa de realização da solenidade também partiu dos estudantes: “eu achei interessante que a reivindicação de ter essa formatura presencial veio por parte dos próprios alunos, parte deles que sofreram com a pandemia perderam seus entes queridos, queriam muito estar aqui como uma homenagem aos que foram e aos que ficaram”.

Os estudantes homenagearam a colaboradora da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), Francinete Pedro dos Santos, que deu nome à turma. Segundo Francinete dos Santos, os alunos enfrentaram dificuldades ao longo do processo formativo. “No período da pandemia, nós não pudemos ofertar os estágios presenciais nas escolas. Este foi um ponto que, de certa maneira, ajudou a unir a turma neste momento difícil”, relatou ao relembrar os desafios do grupo de graduandos.

Mesmo com o cenário que ainda gera dúvidas, Nair Matias, oradora da turma, trouxe boas expectativas para novos planos de formação acadêmica: “nosso próximo passo é seguirmos adiante, fazermos uma pós-graduação. Muitos dos meus colegas vão tentar fazer aqui na UFRN o projeto do mestrado, alguns já começaram, assim como eu. Queremos seguir e concluir esse caminho da vida universitária. Quem sabe sonhar com um doutorado”, finalizou com entusiasmo.

Formatura on-line

Na última quarta-feira (13), parte dos formandos de Letras EaD decidiu participar da colação de grau no formato remoto. Assim como a formatura presencial, a solenidade foi presidida pelo professor Josenildo Soares Bezerra, vice-diretor do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), e contou com a participação de professores, tutores e representante das coordenações de polo.

Fonte: Gabriel Mascena e Letícia Meira – SEDIS/UFRN

Categoria: Sem categoria