SEDIS/UFRN comemora a divulgação de edital nacional com 290 mil vagas para cursos EaD - Sedis

28 de setembro de 2023

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) comemorou a publicação do Edital nº 25/2023, voltado a instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizada no dia 20 de setembro de 2023. Por meio do documento, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abrem a oferta de 290 mil vagas para o país, tanto de graduação quanto de especialização lato sensu, além de cursos na área tecnológica, todos na modalidade a distância, e com vagas previstas para a UFRN.

De acordo com a secretária de Educação a Distância da UFRN e coordenadora UAB/UFRN, Carmem Rêgo, após essa boa notícia para quem atua com a EaD, “vem a fase de mediação, por parte do Fórum de Coordenadores de Polos UAB do RN, para que sejam apresentadas propostas de consenso, que atendam às demandas de todas as regiões do Rio Grande do Norte e que se mostrem viáveis do ponto de vista da manutenção desses cursos”, esclareceu a gestora. “A SEDIS está à disposição para assessorar os coordenadores nesse processo de apresentação de propostas”, finalizou Carmem Rêgo.

A adesão aos cursos, a solicitação de novos cursos, via SisUAB, e a atualização de dados referentes aos polos deverão ser realizadas até 30 de novembro de 2023. Todas as propostas serão recebidas pelo Sistema Integrado da CAPES (Sicapes), entre 8 de janeiro de 2024 e 9 de fevereiro de 2024.  Segundo o MEC e a CAPES, os cursos propostos devem contemplar três áreas específicas: a formação de professores e demais profissionais da educação básica, com vagas em licenciaturas e especializações; a formação de agentes públicos e, ainda, o desenvolvimento econômico social e regional, com vagas em cursos de bacharelado, tecnológicos e especializações.

As turmas que serão formadas a partir dessa nova oferta nacional deverão ser efetivadas no período de julho de 2024 a dezembro de 2026 em polos de Educação a Distância distribuídos por todo o Brasil.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, notícias, UAB, UFRN