Aos 64 anos de idade, professora realiza o sonho de concluir Pedagogia a distância pela UFRN - Sedis

17 de outubro de 2023

Cerca de 20 meninos e meninas, com idades entre 2 e 3 anos, conduzem seus triciclos no pátio da escola. As gargalhadas e as imitações de buzina podem ser ouvidas de longe. Enquanto as crianças se divertem, uma experiente professora e duas estagiárias dividem os cuidados para que a chamada “hora do velocípede” seja concluída sem nenhum “acidente” de trânsito. Nos primeiros anos da Educação Infantil, os alunos passam por uma série de novas descobertas: a prática de linguagem, o contato com os números, a participação em jogos educativos, as rodas de contação de histórias baseadas em livros, e os momentos de brincadeiras, para socialização, como esse que presenciamos.

Aos 64 anos de idade, sendo 44 dedicados à educação, a professora Izabel Maria de Araújo Medeiros é responsável por uma das turmas do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiz Gonzaga Diniz Filho, que fica no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal/RN. A vovó Izabel, como é carinhosamente chamada por seus alunos, esbanja disposição e ainda vive o clima de euforia, por conta de uma conquista recente: a formatura no curso de Pedagogia a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ocorrida em setembro deste ano. A ex-aluna do Polo de Nova Cruz/RN recorda que percorria de carro, pelo menos duas vezes por mês, ao longo dos semestres, o trajeto de um pouco mais de 100 quilômetros, entre Natal/RN, onde mora, e o município do Agreste do Rio Grande do Norte para participar das atividades acadêmicas.

Essa rotina e outras que vivenciou tinham como combustível um sonho antigo: ser pedagoga. Nascida em Acari/RN e criada na zona rural de Cruzeta/RN, municípios da Região do Seridó Potiguar, Dona Izabel relembra as dificuldades enfrentadas para estudar, pelo simples fato de ser mulher. “Eu tinha um pai muito bom, no entanto, ele não acreditava na educação, para ele, na sua ignorância, educação era prostituição, e eu fui atrevida, olhei na cara dele e disse que o que eu queria na minha vida era o estudo”, relembra em tom de desabafo. “Naquele tempo, você concluía a 8ª série em Cruzeta e já terminava os estudos, eu não queria isso para mim e enfrentei o magistério na cidade de Acari, indo todas as noites em uma camionete, por uma estrada de barro, éramos 27 pessoas dentro dessa camionete”, relembra com os olhos marejados.

Todo o esforço e a dedicação foram recompensados. Depois de trabalhar em escolas de Ensino Fundamental e Médio nas cidades de Cruzeta/RN, de Caicó/RN e na capital do estado, em turmas ligadas a sua primeira formação, Geografia presencial, Izabel Medeiros foi aprovada em um concurso público da Secretaria Municipal de Educação de Natal/RN, sendo lotada, no primeiro semestre de 2023, no CMEI em que atua hoje. Realizada com a escolha que fez, ela reflete sobre a importância da figura do professor e da Pedagogia, especialmente, na Educação Infantil. “Eu acho uma missão linda, você ensinar, você levar o conhecimento. Você tem de conservar valores, nesses valores estão os limites e isso não é fácil, mas a mensagem que eu deixo para os mais jovens é: a Pedagogia prepara o ser humano para cuidar do ser humano”, ressalta.

Quando pensa no futuro, a aposentadoria não está entre as suas prioridades. Casada, mãe de dois filhos e avó de dois netos, Izabel Medeiros quer continuar dividindo sua rotina entre estar com sua família e dedicar tempo aos seus pequenos alunos. “Eu não penso em me aposentar, porque eu não sei como vai ser minha vida parada, eu gosto do que eu faço. A criança, ela é vida também”, conclui com um largo sorriso.

Confira uma edição especial do “Notícias da SEDIS”, com a professora Izabel Medeiros:

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, especial, notícias, UAB, UFRN