Uso do ChatGPT e plágio no ambiente acadêmico serão discutidos em evento virtual promovido pela SEDIS/UFRN - Sedis

18 de setembro de 2023

Criada no final de 2022, a ferramenta ChatGPT tornou-se um tema constante de debates, dentro e fora das universidades, em todo o mundo. Uma busca rápida pelo termo, na internet, vai apresentar uma série de resultados que trazem opiniões diferentes e divergentes sobre o emprego desse recurso no processo de ensino e aprendizagem. Entre as perguntas mais recorrentes estão: o uso do ChagGPT pode ser útil para pesquisadores? É possível utilizar de maneira consciente essa ferramenta? Esses e outros questionamentos deverão ser respondidos em um evento virtual, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), nesta terça-feira (19), a partir das 19h.

Com o tema “ChatGPT e o plágio no ambiente acadêmico”, a palestra pretende suscitar relevantes discussões para estudantes de graduação a distância e presencial da UFRN e outras pessoas interessadas pela temática. O palestrante será o professor do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), Elias Jacob de Menezes Neto, que tem vasta experiência em áreas como ciência de dados, processamento de linguagem natural e elaboração de aplicações de aprendizado de máquina para o segmento jurídico e é, na atualidade, um estudioso sobre o assunto.

De acordo com a mediadora da palestra e organizadora do evento, professora Apuena Vieira Gomes, que colabora com diversos setores da UFRN, na área de tecnologia da informação, “esse evento tem como objetivo trazer a discussão de um tema muito relevante que é o plágio e o uso de sistemas de inteligência artificial para a produção de conteúdos acadêmicos”. Ela reforça que a participação é aberta ao público externo da Universidade, mas destaca que só receberá certificado quem se inscrever via Sigaa e quem assinar a lista de presença, que será disponibilizada no chat do Canal da SEDIS/UFRN, no YouTube, durante a transmissão do evento.

As inscrições devem ser feitas neste link e, para assistir à palestra, você pode se inscrever no Canal da SEDIS/UFRN e ativar o sininho de notificação para receber o aviso de início da transmissão.

Sobre o ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial criada no final de 2022 pela empresa OpenAI. Seis meses após o seu lançamento, em abril de 2023, mais de 170 milhões de usuários estavam cadastrados na ferramenta. Em tradução livre, a sigla vem de “Generative Pre-Trained Transformer”, que em português quer dizer Tranformador Pré-treinado Generativo. Essa tecnologia funciona como um chatbot ou um robô de conversa, baseado em Inteligência Artifical, e cria frases e textos completos em tempo real em cerca de 90 idiomas diferentes. Tecnicamente, o sistema pode ser definido como um modelo de linguagem que toma como base a inteligência artificial e emprega redes neurais e machine learning nos diálogos virtuais.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, especial, evento, Inteligência Artificial, notícias, UFRN