SEDIS, Proex e Prograd promovem a 4ª Semana Universitária da EaD da UFRN - Sedis

SEDIS, Proex e Prograd promovem a 4ª Semana Universitária da EaD da UFRN

3 de novembro de 2023

“Nós queremos que o aluno se reconheça enquanto aluno da UFRN, que ele se sinta pertencente à Universidade e que conheça os espaços físicos que essa Instituição, que oferece cursos na modalidade a distância há 20 anos, ocupa”, com essas palavras a coordenadora Pedagógica de EaD/UFRN, Lilian Zaros, falou sobre os preparativos para a 4ª Semana Universitária da Educação a Distância da UFRN, que traz como tema (Re)CONHE(Ser). Neste ano, a grande novidade é que os estudantes dos polos vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte são convidados a vir para a capital do estado, onde participarão de atividades presenciais, no Campus Central, de 10 a 12 de dezembro de 2023.

A secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, destaca que essa ação faz parte das comemorações do aniversário de duas décadas da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN): “é com grande alegria que receberemos os alunos para conhecer a sua/nossa universidade e, com isso, construírem, cada vez mais, o sentimento de pertencimento e orgulho por fazerem parte de uma das mais bem avaliadas universidades do Brasil”, disse a gestora que, recentemente, foi eleita presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), entidade que reúne representantes de Instituições Públicas de Ensino Superior que atuam com essa modalidade de ensino, em todo o país.

Além da SEDIS/UFRN, as Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação da Universidade promovem essa iniciativa histórica. De acordo com a secretária adjunta de EaD/UFRN, Ione Morais, “a expectativa é de que realizemos as atividades planejadas com êxito, de modo que os objetivos sejam alcançados, sobretudo, no que se refere às contribuições para o processo de construção identitária, envolvendo o estudante da modalidade a distância e a UFRN, enquanto instituição formadora”. Para a pró-reitora adjunta de Graduação da UFRN, Gabriela Lucheze, “as interações sociais podem enriquecer a experiência de aprendizado, promover o trabalho em equipe e reduzir o isolamento que os alunos EaD podem sentir”, enfatizou.

A presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, na abertura oficial do evento está confirmada, no dia 11 de dezembro de 2023, no auditório da Reitoria. No itinerário formativo, os estudantes visitarão os centros que coordenam as atividades de ensino, pesquisa e extensão; estabelecerão contato com docentes e técnicos que atuam com a EaD, no âmbito da UFRN, e participarão de programações específicas relacionadas aos cursos nos quais estão matriculados. Restam poucas vagas para participar da Semana Universitária da EaD da UFRN e as inscrições serão encerradas neste sábado (4), via SIGAA.

Sistema UAB/UFRN

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é composto por universidades públicas que oferecem cursos superiores por meio da educação a distância (EaD), prioritariamente, para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, assim como, dirigentes, gestores e trabalhadores em educação dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Os Polos EaD UAB, em sua maioria, são mantidos em regime de colaboração por estados e, especialmente municípios, com objetivo de garantir o apoio acadêmico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem. Em parceria com a UAB, a UFRN está presente em polos instalados nos municípios de Luís Gomes/RN, Marcelino Vieira/RN, Martins/RN, Caraúbas/RN, Grossos/RN, Guamaré/RN, Macau/RN, Lajes/RN, Currais Novos/RN, Caicó/RN, Nova Cruz/RN, Parnamirim/RN, São Gonçalo do Amarante/RN e Macaíba/RN.

Fonte: Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: especial, evento, notícias, SEDIS, UFRN