4ª Semana Universitária da EaD/UFRN reforça sentimento de pertencimento à Universidade - Sedis

13 de dezembro de 2023

As seis horas de viagem de ônibus entre Luís Gomes/RN, na região do Alto Oeste Potiguar, e Natal, capital do Rio Grande do Norte, não tiraram a motivação da acadêmica de Pedagogia a distância, Maria Eduarda da Silva, para participar da 4ª Semana Universitária da Educação a Distância da UFRN. Os cerca de 450 quilômetros que separam as duas cidades se tornaram irrelevantes, diante de um sonho realizado: conhecer o Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e capital do estado. “É um momento muito importante, maravilhoso e de extremo conhecimento; falta um ano para acabar o curso e a gente está tendo essa oportunidade pela primeira vez”, disse emocionada.

A acadêmica de Pedagogia EaD/UFRN, Maria Eduarda da Silva, fala sobre sua participação no evento. Foto: Ayrthon Medeiros.

A região do Alto Oeste Potiguar é também conhecida como a tromba do elefante, devido à semelhança do mapa do estado com o formato desse animal. Além de Luís Gomes/RN, o município de Marcelino Vieira/RN está localizado nessa área territorial. É de lá que veio a acadêmica de Geografia a distância, Dayane Fernandes. “Eu estava muito ansiosa por esse dia, é o meu primeiro evento grande que eu participo; é minha primeira formação acadêmica também e está sendo uma experiência maravilhosa”, enfatizou a estudante que é filha de um casal de agricultores e é a primeira pessoa da família a ingressar em um curso superior.

Dayane Fernandes é a primeira integrante da família a fazer um curso superior. Foto: Ayrthon Medeiros.

Relatos como esses foram compartilhados ao longo da programação do evento, que ocorreu nesta segunda-feira (11) em dois turnos. Pela manhã, os universitários se reuniram no auditório da Reitoria para a Solenidade de Abertura e mesa-redonda com os pró-reitores da instituição que atuam nas áreas de Graduação, Pós-graduação e Pesquisa. Na parte da tarde, eles participaram de diversas ações pedagógicas, nas unidades acadêmicas e nos laboratórios do Campus Central. A expressão “(Re)CONHE(Ser)”, em destaque na identidade visual da Semana Universitária, representou o subtítulo do evento e fez muito sentido ao se conectar com os objetivos propostos, especialmente, no momento em que a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) celebra 20 anos de trajetória em favor da EaD pública.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, elogia realização de evento e atuação da SEDIS/UFRN. Foto: Ayrthon Medeiros.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou a relevância dessa modalidade de ensino para a Universidade: “a Educação a Distância é muito importante para nossa instituição, para o próprio cumprimento da missão institucional de contribuir com o desenvolvimento do socioeconômico do nosso estado”. O dirigente aproveitou para reverenciar as duas décadas de trabalho da SEDIS/UFRN: “através da Educação a Distância, a gente consegue chegar nos diversos cantos do nosso estado e proporcionar oportunidades de educação a pessoas que não teriam condição de estar aqui, presencialmente, a SEDIS completa 20 anos com uma história de muito sucesso e de fortalecimento da Educação a Distância aqui, na nossa Universidade”, concluiu.

Coordenadora geral do evento posa ao lado de estudante que ganhou um brinde, durante a programação. Foto: Ayrthon Medeiros.

“A gente quando assume o compromisso de ser docente, não é só ser docente, formando um profissional na sua área específica, mas nós formamos cidadãos; este momento foi para que a gente olhasse para esse cidadão que, muitas vezes, é a primeira vez que está colocando o pé na capital do seu estado e, principalmente, é a primeira vez que está na sua Universidade”, declarou a Coordenadora Pedagógica da EaD/UFRN e Coordenadora Geral da Semana Universitária, Lilian Zaros. Para a Secretária Adjunta da EaD/UFRN, Ione Morais, foi gratificante presenciar esse acontecimento histórico: “a gente vê, no olhar de cada um, a satisfação de conhecer a nossa instituição e, nesse sentido, a gente pensa que está atingindo o nosso objetivo, que é fazer com que aguce nesses alunos, o sentimento de pertença à UFRN”.

Ione Morais, secretária Adjunta de EaD/UFRN, durante sua saudação aos participantes do evento. Foto: Ayrthon Medeiros.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, notícias, UFRN