Em destaque

2025-02-20 10:37:25
Egressa de Química EaD/UFRN apresenta pesquisa de mestrado sobre polímeros e futebol
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
Na última terça-feira (18), a egressa do Curso de Química a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Gabryelle Jéssika, concluiu mais uma etapa da sua formação acadêmica: realizou a defesa da dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFRN). Com o tema “Abordagem didática do conteúdo de Polímeros a partir de materiais utilizados no futebol: uma intervenção pedagógica com graduandos em Química”, ela discutiu alguns dos principais conceitos do conteúdo das substâncias químicas conhecidas como polímeros, dentro do contexto desse esporte.
Os polímeros estão presentes em vários equipamentos usados no futebol, como as bolas, os uniformes dos atletas e árbitros, as luvas dos goleiros, as chuteiras e o gramado sintético. “Eu sempre gostei do esporte e o pratico até hoje, mas a ideia partiu do meu orientador professor doutor Carlos Neco que enxergou nessa relação ‘futebol mais polímeros’ uma forma de se discutir conceitos químicos de maneira contextualizada”, esclareceu. A conquista do título de mestra inspira os concluintes dos cursos de graduação a distância da UFRN a continuarem sua trajetória acadêmica.
[caption id="attachment_4413" align="aligncenter" width="1000"]
“A Educação a Distância é muito desafiadora; é necessário manter o foco e sempre destinar um espaço de tempo, durante o dia, para estudar; esse caminho, muitas vezes, é solitário, se comparado ao ensino presencial, onde convivemos, diariamente, com colegas e professores, mas também, se torna uma grande oportunidade para aquelas pessoas que precisam dedicar parte do seu tempo a outras atividades”, destacou ao reforçar que a disciplina, a autonomia para gerir os períodos de estudos, adquiridas nessa modalidade de ensino, contribuíram com a continuidade do processo formativo.
“Eu costumo dizer que existe a pessoa antes e depois do mestrado; você passa a enxergar o mundo, a educação, o ensino de maneira muito mais ampla e se ressignifica enquanto educadora”, enfatizou. Para o professor do Instituto de Química da UFRN, Carlos Neco, que orientou Gabrielle Jéssika nessa jornada, acompanhar uma ex-aluna da graduação a distância em um momento tão especial para a sua carreira representa “a possibilidade de conhecer a pesquisa na área de ensino de Ciências e Química, buscando mais crescimento profissional para ser empregado nos processos de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação”, concluiu.
Ensino Superior perto de casa
Gabryelle Jéssika concluiu a graduação em Química EaD no ano de 2021, no Polo da Universidade Aberta do Brasil e da UFRN em Currais Novos/RN, município da Região Seridó potiguar. Na época, ela residia em Tenente Lauretino Cruz/RN, cidade distante cerca de 50 quilômetros do Polo, o que facilitou a participação nas atividades presenciais e fez com que ela permanecesse, por mais tempo, perto da sua família, sem precisar se deslocar para a capital do estado, como muitos dos seus conterrâneos que partiram em busca da realização do sonho do diploma de Ensino Superior.
O município seridoense de Tenente Laurentino é conhecido, popularmente, como a cidade mais alta do Rio Grande do Norte por estar a 730 metros acima do nível do mar. Altos também são os voos que Gabryelle Jéssika pretende alçar a partir de agora: “acho que é um bom momento para ingressar em sala de aula, adquirir mais experiência prática, e me preparar para as seleções futuras, isso inclui o doutorado”, compartilhou.
Últimas notícias
10 de 228 notícias

SEDIS/UFRN emite Nota de Pesar pelo falecimento de vigilante que atuou no Polo UAB/UFRN de Nova Cruz/RN
Nota de Pesar A Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do senhor Francisco Canindé dos Santos aos 67 anos de idade. O senhor Francisco atuou, durante anos, como vigilante no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte […]