Estudante de Educação Física EaD/UFRN conquista três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Universitárias 2025
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
Aos 42 anos de idade, Cícero Filho Tavares, estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conquistou três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Univesitárias 2025, nas provas de Lançamento de Disco, Lançamento de Dardo e Arremesso de Peso. A competição foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo/SP, nos dias 30 e 31 de outubro de 2025, e reuniu cerca de 260 atletas de 17 estados e do Distrito Federal.
“Minhas expectativas para estas Paralimpíadas Universitárias foram totalmente superadas; vim determinado a buscar medalhas e, graças a Deus, conquistei o primeiro lugar nas três provas em que competi”, comemorou Cícero Tavares que é aluno do Polo Sertão das Caraubeiras, em Caraúbas/RN, e mora, atualmente, em Itaú/RN, distante cerca de 60 quilômetros do polo e um pouco mais de 360 quilômetros da capital potiguar. Ele contou que convive com a monoparesia, que é a perda parcial de movimento em um único membro, como um braço ou uma perna, mas que, no caso dele, provoca a rigidez articular em um dos joelhos e um dos tornozelos.
Para o seu treinador, Romilson Nunes, diretor do Complexo de Esportes e Eventos (Coespe/UFRN) e professor do Departamento de Educação Física da Universidade, que o acompanhou nas pistas paulistas, os bons resultados são reflexo de todo o esforço do atleta e do aproveitamento dos treinamentos, mesmo com as limitações impostas pela deficiência física. “Treino Cícero há muitos anos, ele é um atleta dedicado e organizado; sua participação foi muito boa”, celebrou.
Segundo a coordenadora do Polo UAB/UFRN de Caraúbas/RN, Joenilma Menezes, “o seu desempenho representa não apenas uma conquista pessoal, mas também um símbolo de superação, dedicação e inspiração para todos nós que fazemos parte do Polo Sertão das Caraubeiras; ver um representante do nosso polo alcançar tamanha projeção é motivo de alegria e reafirma o poder transformador da educação e do esporte; Cícero é um exemplo de força, determinação e coragem”, afirmou.
O tutor presencial do Curso de Educação Física EaD/UFRN, Micael Jônatas, relembra um pouco da trajetória do estudante: “tenho acompanhado de perto sua dedicação, disciplina e comprometimento, e posso afirmar que ele é uma pessoa excelente, sempre empenhando em superar seus próprios desafios; ele merece essa vitória e, certamente, muitas outras que virão”, concluiu entusiasmado.
Agora, o pensamento de Cícero Tavares está nas provas internacionais em 2026, é que com essa boa atuação, ele pode ser convocado para o Mundial Universitário. “Tudo o que tenho hoje devo ao esporte; hoje, sou campeão brasileiro e panamericano universitário”, enfatizou Tavares.
- Cícero Tavares com o treinador, Romilson Nunes. Foto: Arquivo pessoal.
- Comemorando as conquistas. Foto: Arquivo pessoal.
- Com a bandeira da UFRN. Foto: Arquivo pessoal.
- Posando com as medalhas. Foto: Arquivo pessoal.
Últimas notícias
1
EaD pública e de qualidade no Rio Grande do Norte é tema de encontro estadual realizado em Caraúbas/RN
1
Caraúbas recebe 5º Encontro de Polos e de IPES da UAB no RN a partir desta terça-feira (21)
1
Colação de Grau coletiva dos cursos EaD/UFRN reúne formandos de todo o Rio Grande do Norte



