Ex-aluna de Ciências Biológicas EaD do polo de Martins conquista, pela segunda vez, a láurea acadêmica - Sedis

13 de julho de 2021

Aos 26 anos de idade, Cibele Beatriz da Silva Oliveira ainda comemora a conclusão da segunda graduação. A primeira foi em Biomedicina, a segunda, bem mais recente, trata-se da Licenciatura em Ciências Biológicas a distância, pelo polo de Martins, no Alto Oeste Potiguar. O que as duas graduações têm em comum: foram concluídas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, nos dois casos, ela recebeu, ao final, a Láurea Acadêmica, reconhecimento dado pela Universidade ao bom desempenho do estudante.

Cibele Beatriz mora em Almino Afonso, interior do Rio Grande do Norte, cidade onde nasceu. A distância de aproximadamente 45 quilômetros até Martins, onde funciona o Polo de Apoio Presencial, não a impediu de sonhar com a conquista do segundo diploma de Ensino Superior. Ela explicou como se deu essa escolha: “mais ou menos seis meses depois de formada como biomédica, prestei vestibular para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância também pela UFRN, em busca de formação na área pela qual sempre nutri profunda admiração, a educação”.

Ainda segundo Cibele Beatriz a Educação a Distância permitiu que ela enxergasse habilidades e competências que, até então, não sabia que tinha. E ela tomou ainda mais gosto pelos estudos: “em 2019, ao mesmo tempo em que cursava Ciências Biológicas, comecei uma pós-graduação (especialização) em Docência do Ensino Superior e, em maio de 2020, estava ingressando no Mestrado Acadêmico em Ensino do Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”.

Cibele foi uma das milhões de pessoas que contraíram a covid-19 no Brasil e, em meio ao processo de recuperação, teve de dar conta dos trabalhos de conclusão dos cursos de graduação e da especialização, sem perder o foco. O esforço e a dedicação valeram à pena, na última quinta-feira (08), ela recebeu o anúncio que estava entre os cinco estudantes laureados: “o meu intuito sempre foi aproveitar os processos formativos de modo a extrair deles conhecimentos, habilidades e valores que fizessem de mim uma boa profissional”, comenta orgulhosa pelo seu feito.

Empolgada com mais essa honraria, Cibele Beatriz faz planos para o futuro: “no curso de Mestrado, desenvolvo uma pesquisa voltada para o Ensino em Saúde, forma que encontrei de unir as minhas duas graduações. Futuramente, pretendo ingressar em um Doutorado em Educação”. E quem será capaz de dizer que a ex-aluna do Curso de Ciências Biológicas do polo de Martins não alcançará mais esse objetivo?

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN