Ex-aluno do polo de Currais Novos conta como a EaD contribuiu para superar dificuldades após ser vítima de assalto - Sedis

14 de julho de 2021

A possibilidade de conciliar o trabalho com o sonho do diploma no Ensino Superior foi um dos motivos que levaram Phablo Araújo de Medeiros, de 32 anos, a participar do processo seletivo para o curso de graduação em Química, na modalidade a distância. Residente na cidade de Jardim do Seridó/RN, onde nasceu, ele iniciou, em 2017, os estudos no Polo de Apoio Presencial de Currais Novos, que funciona dentro do Campus do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN).

Phablo Araújo conta que durante o curso fazia questão de participar dos eventos do polo de Currais Novos e das atividades acadêmicas: “com a possibilidade do ensino a distância, adaptei meu tempo de estudo, dentro da minha disponibilidade, para poder acompanhar o conteúdo e as tarefas”. Phablo foi um dos 5 estudantes que, na última quinta-feira (08), receberam a láurea acadêmica. Uma surpresa que ele vai guardar para sempre na memória.

Com emoção, ele agradeceu a todos que fizeram parte dessa trajetória: “sou muito grato à UFRN através da SEDIS, como também aos professores do Instituto de Química que, com suas intervenções, me instigaram e motivaram ainda mais a estudar, sendo fundamentais na conquista da láurea acadêmica em uma das melhores universidades do país”. Ao rememorar o percurso até ser laureado, ele relembrou que, na noite da véspera de uma das provas, teve a moto e a mochila roubadas.

Dentro de mochila, estava uma apostila que seria usada para a revisão final, antes de fazer o exame. “Nesse dia, eu fui conseguir dormir umas 6 da manhã, para fazer a prova ainda no domingo”, relata. Apesar do abalo psicológico, segundo Phablo Araújo, foi o acesso à Educação a Distância que o estimulou a superar esse momento difícil e se dedicar, ainda mais, ao curso. Agora, o novo licenciado em Química pretende retornar à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, dessa vez, como aluno de Mestrado.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, histórias da EaD, notícias, UFRN