SEDIS/UFRN completa 20 anos de contribuição com a democratização do acesso ao Ensino Superior - Sedis

21 de julho de 2023

“Sou Maria Eduarda da Silva, tenho 23 anos e moro no Quilombo Lagoa do Mato/Coati, em Luís Gomes/RN”, é dessa forma que a jovem estudante do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) faz questão de se apresentar, enfatizando suas origens e o lugar onde vive com seus parentes, uma comunidade remanescente quilombola, certificada pela Fundação Cultural Palmares, desde 2018, e que fica no munícipio da Região do Alto Oeste Potiguar, distante cerca de 450 quilômetros de Natal/RN.

Atualmente, Maria Eduarda está no 6º período do curso e, recentemente, passou em uma seleção de estágio para atuar na educação infantil. Sabe onde? Em uma creche que funciona dentro da Comunidade Quilombola. “A Pedagogia vem me transformando todos os dias; o curso chegou como um desafio para mim, pois tive que fazer toda uma rotina para dar conta da faculdade e da minha vida pessoal, com ajuda de amigos, o curso se torna mais leve”, falou de maneira emocionada sobre o impacto social que o Ensino Superior tem gerado na sua trajetória profissional e no cotidiano da comunidade que lhe viu crescer.

Para o egresso do curso Química EaD/UFRN, do polo de Currais Novos/RN, Renato Dantas, na região do Seridó Potiguar, o acesso à graduação na modalidade a distância foi um ponto de partida necessário para trilhar uma sólida carreira acadêmica. “O Curso de Química EaD me proporcionou formação científica suficiente para concorrer a editais de ingresso de pós-graduação, mestrado e doutorado, além do suporte para cursar parte da graduação no exterior, na Universidade de Coimbra”, comenta ao relembrar a experiência mais recente que vivenciou fora do Brasil: o estágio pós-doutoral na Universidade Complutense de Madri, na Espanha, de onde retornou há pouco tempo.

O que está por trás dessas duas histórias é o suporte dado por uma grande equipe de profissionais, de várias áreas do conhecimento, coordenada pela Secretaria de Educação a Distância da UFRN que completou, em junho de 2023, duas décadas de fomento à democratização do acesso à Educação Superior pública, gratuita e de qualidade. De acordo com a secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, após 20 anos de atuação “temos uma grande motivação de continuar militando por essa modalidade de ensino com um olhar, principalmente, para as pessoas que moram em lugares distantes dos grandes centros urbanos no Rio Grande do Norte”.

Carmem Rêgo, secretária de EaD/UFRN. Foto: André Gavazza.

A secretária Adjunta de EaD/UFRN, Ione Morais, também dá ênfase a esse compromisso institucional: “a SEDIS completa 20 anos com uma história bastante densa, tendo em vista o processo de interiorização já consolidado que nós temos, contribuindo para a revolução social no interior do Rio Grande do Norte, formando pessoas com qualidade”. No mês passado, durante a recondução das professoras Carmem Rêgo e Ione Morais à gestão da SEDIS/UFRN, o reitor da Universidade, José Daniel Diniz Melo, que assumiu seu segundo mandato, destacou que “a Educação a Distância é uma parte muito importante do cumprimento da missão institucional, por que através da Educação a Distância a Universidade consegue chegar a mais pessoas”.

Ione Morais, secretária Adjunta de EaD/UFRN. Foto: André Gavazza

Selo comemorativo

Para celebrar o aniversário de 20 anos da Secretaria, foi criado um selo comemorativo que será usado em publicações oficiais até junho de 2024. A designer Priscila Reis resume como foi o processo criativo: “a inspiração para criar o selo comemorativo para a SEDIS partiu da própria logo da Secretaria; o avião de papel representa a ideia de transformar, de reinventar e de alçar voos mais altos na Educação; esse conceito refletiu a essência da SEDIS, simbolizando a importância da Educação a Distância, onde o aluno se mantém conectado às suas raízes e transforma a sua realidade”, finalizou.

A designer Priscila Reis apresentando o selo comemorativo.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: 20 anos SEDIS, educação a distância, especial, notícias, UFRN