Colaboradores da SEDIS/UFRN e do LAIS/UFRN são beneficiados com Triagem Auditiva - Sedis

25 de julho de 2023

Uso de fones de ouvido, avisos sonoros do smartphone e conversas barulhentas. Imagine toda essa exposição, dentro do ambiente de trabalho, durante horas, diariamente. A poluição sonora está presente na rotina de muitos profissionais e as consequências desse excesso de ruído podem aparecer de maneira silenciosa e causar problemas com a saúde auditiva dos trabalhadores. Para ajudar na identificação de possíveis distúrbios na audição e dar algumas orientações, pesquisadoras da Base de Audição e Linguagem do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) realizaram, nesta terça-feira (25), uma Triagem Auditiva destinada a colaboradores que atuam no Laboratório e na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

Paciente passa por teste rápido para identificação de possíveis distúrbios auditivos. Foto: André Gavazza.

Os atendimentos foram feitos com o auxílio de equipamentos modernos, que simulam várias situações de ruídos e executam testes rápidos e confiáveis como a audiometria, exame que avalia a capacidade auditiva de um indivíduo. Cerca de 30 pessoas foram beneficiadas com o serviço gratuito. Alexandre Borja, que dá suporte às coordenações dos cursos a distância da UFRN, agradeceu por poder participar da iniciativa: “eu acho bem importante, por que como a gente tem a vida muito corrida, uma oportunidade dessa, de a gente estar no local de trabalho, facilita bastante o cuidado com a saúde”.

Professora Arielly Nunes, coordenadora da Base de Pesquisa em Audição e Linguagem do LAIS/UFRN e suas alunas. Foto: André Gavazza.

Segundo Arielly Nunes, uma das coordenadoras da Base de Pesquisa de Audição e Linguagem do LAIS/UFRN, que gerencia essa ação, “a triagem tem essa função, não só para aumentar a consciência relativa aos aspectos da saúde auditiva, mas, principalmente, para a gente identificar, precocemente, alterações auditivas; quanto antes a gente consegue detectar, antes a gente consegue intervir”. Ainda de acordo com Arielly Nunes, a equipe reuniu 8 pesquisadoras com diferentes níveis de formação na área da Fonoaudiologia, representando uma oportunidade de aprimoramento nas trajetórias acadêmica e científica.

Sabrina Souza, acadêmica de Fonoaudiologia da UFRN. Foto: André Gavazza.

“Essa parte da triagem auditiva não é uma questão que a gente vá ver, diretamente, nos estágios, então, ajuda muito para a nossa formação”, destacou Sabrina Souza que cursa o 4º período de Fonoaudiologia. Uma das ferramentas disponibilizadas para o público, por meio de uma cooperação técnica internacional, é o Teste de Dígitos no Ruído baseado em software. Validado e traduzido para o português brasileiro por pesquisadores da UFRN, da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal da Paraíba, o teste foi desenvolvido pela Universidade de Pretória, na África do Sul, e pela empresa Hear X.

Ao final dos atendimentos, os pacientes receberam o resultado da avaliação. Nele, duas opções foram destacadas: “passa”, em que indica que o resultado foi o esperado, a partir dos estímulos apresentados, e “falha”, que mostra a necessidade de encaminhamento para serviços especializados, no Sistema Único de Saúde, para descartar ou diagnosticar e tratar problemas auditivos. Os dados coletados pelas pesquisadoras serão usados para estudos que podem servir de alerta para a proposição de políticas públicas direcionadas à melhoria da saúde auditiva da população.

Telessaúde

Os atendimentos gratuitos ofertados ao público externo, pela Triagem Auditiva, fazem parte de um projeto coordenado pelo Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Norte, que tem como foco principal: desenvolver um fluxo operacional para a introdução da teletriagem e da teleconsulta em audiologia (especialidade da área de Fonoaudiologia que trata os distúrbios de comunicação do sistema auditivo) na rotina de atendimentos do SUS. Para consultar e agendar o serviço de Triagem Auditiva e colaborar com as pesquisas científicas, envie um e-mail de solicitação para audling@lais.huol.ufrn.br.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: notícias, parceria, UFRN