SEDIS/UFRN capacita estudantes e profissionais para a área de editoração eletrônica - Sedis

6 de setembro de 2023

Alice Basílio é acadêmica do Curso de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi uma das primeiras pessoas da turma a chegar para a aula inaugural da Oficina “Iniciação à editoração eletrônica com o uso do Adobe InDesign”, promovida por profissionais da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) para o público interno e externo. Já no primeiro contato, realizado nesta terça-feira (05), no auditório da Secretaria, a estudante não poupou elogios à iniciativa: “eu achei incrível, aprendi tanto e estou animada para os próximos encontros”, declarou entusiasmada.

Alunos concentrados nos ensinamentos compartilhados. Foto: André Gavazza.

O Adobe InDesign é um programa de editoração eletrônica usado por profissionais que atuam com programação visual, como designers, e que necessitam produzir materiais gráficos ou digitais. No caso específico da SEDIS/UFRN, existe um Setor de Editoração que desenvolve diversos materiais didáticos em formatos impresso e digital, como: livros, revistas e e-books. A partir das expertises acumuladas ao longo dos 20 anos da Secretaria, surgiu a ideia de compartilhar conhecimentos com a comunidade acadêmica e com os futuros profissionais que estão sendo formados dentro do Setor.

Maurício Oliveira Jr., instrutor e um dos idealizadores da Oficina. Foto: André Gavazza.

Segundo o gerente de materiais interativos, design de interfaces e experiência do usuário da SEDIS/UFRN, Maurício Oliveira Jr., que é um dos instrutores e idealizadores, o objetivo da oficina é “capacitar bolsistas e profissionais interessados na área de editoração. No final do curso, os alunos terão adquirido habilidades práticas em editoração gráfica, bem como conhecimento aprofundado sobre o software Adobe InDesign”, enfatizou. Ainda de acordo com Maurício Oliveira Jr., as aulas serão ministradas durante quatro terças-feiras consecutivas, encerrando no mês de outubro.

Priscila Reis, uma das facilitadoras da Oficina. Foto: André Gavazza.

A designer da SEDIS/UFRN, Priscila Reis, uma das profissionais que vão ministrar conteúdos, ao longo da oficina, lembra que foram ofertadas 35 vagas e que essas foram preenchidas rapidamente. “O primeiro contato foi muito importante, pois pudemos conhecer os participantes e ficamos felizes em ver alunos de outros cursos, além de Design. Isso reforça a necessidade de se capacitar em outras áreas complementares a sua formação”, destaca. Priscila Reis afirma que a intenção é tornar oficinas como essa uma ação periódica: “a ideia é, justamente, ter esse formato de oficina, para ser replicado a cada ano”, finalizou.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: 20 anos SEDIS, Aula Inaugural, educação a distância, notícias, UFRN