SEDIS colabora com atualizações do Ambiente Virtual de Aprendizagem da PM/RN - Sedis

SEDIS colabora com atualizações do Ambiente Virtual de Aprendizagem da PM/RN

19 de outubro de 2020

A Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), criada em 2003, exerce um importante papel no fomento da EaD e no uso das tecnologias de informação e comunicação para o ensino e a aprendizagem. Essa atribuição extrapola os muros da Universidade e atrai o interesse de várias instituições. A mais recente foi a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM/RN).

No início da pandemia da covid-19, os contatos virtuais começaram a ser estabelecidos e com o apoio da Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, a equipe de Tecnologia de Informação da SEDIS foi colocada à disposição da Diretoria de Ensino da PM/RN para colaborar com algumas atualizações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Corporação. O AVA da PM/RN é baseado na plataforma Moodle que permite a personalização das funcionalidades, conforme as necessidades dos usuários.

EaD na PM/RN

A SEDIS possui grande expertise no uso dessa plataforma e no desenvolvimento de vários AVA’s. De acordo com o Cadete da PM/RN, Regivaldo Sena da Rocha, isso motivou a busca por essa cooperação técnica. Para o Gestor Auxiliar da Plataforma AVA Moodle da PM/RN, “a troca de experiências e as orientações dadas pela SEDIS foram de extrema importância para a continuidade, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dessa plataforma”.

A EaD tem se apresentado como uma importante ferramenta na capacitação de policias militares do Estado. Somente em agosto de 2020, 831 alunos concluíram o Curso de Formação de Sargentos. Outros 600 estão em processo de conclusão, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM). Outra oportunidade de qualificação, ofertada na modalidade a distância, é o Curso de Capacitação em Operadores de Sistema de Aeronaves não Tripuladas.

Reconhecimento

Segundo o Administrador de Redes da SEDIS, Artur Nobre, foram passadas informações sobre as configurações e os comportamentos específicos do AVA, “à medida em que as dúvidas surgiam, a equipe da SEDIS se apresentava para saná-las”, esclareceu. Também foram compartilhadas orientações pedagógicas para o melhor aproveitamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

No último dia 13 de outubro de 2020, a parceria desenvolvida foi reconhecida pela Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ao encaminhar um ofício à Reitoria da UFRN, ficou registrada a gratidão pelo empenho da equipe da SEDIS no treinamento sobre a utilização do AVA da PM/RN e na disponibilidade para dar suporte técnico ao longo desse processo, abrindo as portas para futuras colaborações.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Tags: , , , , ,

Categoria: educação a distância, educação digital, notícias, parceria, Sem categoria, UFRN