O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (13), durante a cerimônia de encerramento do ESUD/CIESUD 2020, promovido pela Associação Universidade em Rende (UniRede) e organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Por causa da pandemia da covid-19, a programação ocorreu, integralmente, por meio de transmissões on-line, em salas de webconferência e no canal do YouTube do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG).A Secretária de Educação a Distância da UFRN e representante da Instituições Federais na UniRede, Carmem Rêgo, falou sobre a expectativa da organização: “em um momento tão difícil para a humanidade, temos um desafio gigantesco que é sediar um evento da magnitude do ESUD. Mas a UFRN, sempre trabalhou com dedicação para realizar, com qualidade, grandes eventos e, dessa forma, representar da melhor maneira a sociedade potiguar”.

“Em 2018, a UFRN foi anfitriã do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e será uma honra para nossa instituição sediar novamente o evento em 2021, o que é fruto da credibilidade conquistada nacionalmente, ao longo dos anos, pela nossa Secretaria de Educação a Distância (SEDIS)”, declarou o Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, ao comentar a escolha.

O tema central do ESUD/CIESUD 2021 ainda não foi definido, mas há uma perspectiva de que as discussões abordem “Educação e Saúde”. Dentro desse contexto, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) que, em 2018, apoiou a realização dos dois Congressos, no próximo ano, quando serão celebrados os 10 anos de criação do LAIS/UFRN, assumirá o papel de organizador do evento, em parceria com a SEDIS e a UFRN.

De acordo com o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, organizar o ESUD no ano em que o laboratório completa uma década de existência tem simbologia e relevância importantes.

“Para o LAIS é um momento marcante, onde iremos celebrar nossos 10 anos com a realização simultânea do evento mais importante na área da educação a distância no Brasil, e também um dos mais importantes do mundo, que são o ESUD e o CIESUD, respectivamente. Neste espectro, estamos há anos atuando na formação humana em saúde, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), ferramenta que hoje conta com quase 700 mil usuários ativos, de todas as regiões do Brasil e em todos os continentes. Esse protagonismo ganhou ainda mais força durante a pandemia da covid-19, onde desenvolvemos ferramentas de capacitação para profissionais de saúde e usuários em geral, que através do AVASUS, tornaram-se universais. É um protagonismo que conquistamos através do trabalho contínuo de uma equipe multidisciplinar, que tem na educação mediada por tecnologia um alicerce para construir uma sociedade mais igualitária”, afirmou.

Segundo o presidente da UniRede, Alexandre Martins, é sempre um prazer poder contar com a parceria da SEDIS, do LAIS e da UFRN. Ele recorda que a eleição do ESUD/CIESUD, em Natal/RN, ocorreu no ano de 2019 em Teresina Piauí, quando os integrantes da UniRede consideraram de extrema importância a realização de uma nova edição desses congressos em parceria com o International Council for Open and Distance Education (ICDE), que seria realizada, em formato presencial, no ano de 2021.

“Infelizmente, no ano de 2019, não imaginávamos que hoje estaríamos vivendo um momento tão delicado de pandemia, o que acabou por cancelar o evento que aconteceria de forma presencial”, esclareceu Alexandre Martins. O presidente da UniRede anunciou uma nova configuração desses eventos, em formato virtual, e aproveitou para parabenizar o compromisso da UFRN e do ICDE em manter a oferta de eventos de tão grande importância para comunidade nacional e internacional que trabalha, pesquisa ou desenvolve atividades no campo da educação aberta e a distância.

Fonte: Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN / Arthur Barbalho – ASCOM/LAIS

Confira o vídeo com o lançamento da logomarca do ESUD/CIESUD 2021.