Secretária de EaD da UFRN fala sobre resiliência da universidade pública durante a pandemia em encerramento de evento internacional - Sedis

18 de junho de 2021

A Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carmem Rêgo, ministrou, nesta quinta-feira (17), a palestra de encerramento do seminário “Sífilis e outras IST no contexto da covid-19: a mediação tecnológica como instrumento de resiliência”. O evento, em formato híbrido, foi sediado na Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT) e reuniu pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e estudantes de mestrado e de doutorado da universidade portuguesa.

Os pesquisadores e estudantes desenvolvem estudos científicos no âmbito do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, mais conhecido como “Sífilis Não”. Por meio de uma webconferência, Carmem Rêgo, que estava em Natal, Rio Grande do Norte, pôde se comunicar de maneira síncrona com os pesquisadores de vários estados do Brasil e com os que participaram, presencialmente, do seminário, em Lisboa, capital de Portugal, e outras regiões do país europeu.

A Secretária de EaD da UFRN é Vice-coordenadora do “Sífilis Não” e durante 15 minutos apresentou as várias ações desenvolvidas pela universidade brasileira no contexto da pandemia da covid-19. Ao abordar a “Resiliência da universidade pública durante a pandemia”, a professora Carmem Rêgo destacou iniciativas desenvolvidas pela SEDIS e parceiros no enfrentamento das dificuldades impostas pelo distanciamento social como a produção de uma série de cadernos de apoio pedagógico aos educadores para a atuação com o Ensino Remoto Emergencial.

“No início da pandemia, enfrentamos muitos desafios, mas foi por meio da educação mediada por tecnologias que conseguimos mostrar para a comunidade acadêmica da UFRN que era necessário descobrir alternativas urgentes para lidar com o cenário que se apresentava”, declarou Carmem Rêgo, ao citar os vários cursos on-line produzidos com apoio da equipe da SEDIS/UFRN para ambientes virtuais de aprendizagem como o AVASUS, o AVAProgesp e o AVAProex. O seminário teve a duração de dois dias e contou ainda com a apresentação de trabalhos de mestrandos e doutorandos da UAb/PT.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Categoria: educação a distância, educação digital, notícias, parceria, UAb/PT, UFRN