SEDIS/UFRN discute parcerias com professoras de universidade espanhola
27 de agosto de 2024
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
Duas docentes da Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM), da Espanha, visitaram, na última sexta-feira (23), a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) para conhecer a estrutura usada na produção de recursos educacionais abertos. As professoras Eva Vegue Parra e Eloina Valero Merlos realizam pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde são tutoradas pela professora Grasiela Piuvezam, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN) e da coordenação do Lab-SYS (Systematic Review and Meta-Analysis Laboratory), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN).
“As duas ficaram em torno de quatro meses desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão aqui na UFRN; professora Eva trabalha com uma tecnologia chamada Terapia Assistida, com cachorros, e a professora Eloina trabalha com uma tecnologia chamada aromaterapia, o uso de óleos essenciais de forma terapêutica”, esclareceu Piuvezan. As professoras espanholas vieram ao país por meio do Programa Professor Visitante no Brasil, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Elas foram recebidas pela Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, que apresentou as instalações e os materiais utilizados no desenvolvimento de produtos audiovisuais, editoriais e interativos disponibilizados em diversos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, dentre eles: AVASUS, AVAProex, AVAProgesp e Mandacaru Acadêmico. Ainda de acordo com a professora Grasiela Piuvezan, a vinda delas à SEDIS/UFRN serviu para “conhecer a estrutura da universidade para a produção futura de cursos a distância, na área das duas professoras, nesse processo de aprofundamento da internacionalização da nossa universidade”, concluiu.
Para Carmem Rêgo, é importante para a SEDIS/UFRN contribuir com acordo que resulte em cooperações técnicas internacionais: “nos colocamos à disposição para colaborar na elaboração de recursos educacionais mediados por tecnologia; essa troca de experiências entre Brasil e Espanha, entre a nossa universidade e a universidade espanhola, faz parte da nossa missão institucional”, finalizou.