SEDIS promove curso de ambientação para novos alunos da EaD/UFRN - Sedis

SEDIS promove curso de ambientação para novos alunos da EaD/UFRN

7 de maio de 2021

A Comunidade Quilombola Coati está localizada no Distrito de Lagoa do Mato, na zona rural do município de Luís Gomes, na Região do Alto Oeste Potiguar, distante cerca de 440 quilômetros de Natal. De lá, vem um dos vários exemplos de inclusão social proporcionado pela Educação a Distância. Aos 21 anos de idade, Maria Eduarda da Silva comemora a aprovação no Curso de Pedagogia EaD pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Com a ajuda da internet, nós conversamos com ela para saber quais são as suas expectativas para a vida acadêmica: “vai ser algo novo para mim e desafiador, sempre quis cursar uma faculdade, mas não imaginei que seria a distância, estou muito feliz”. De acordo com Maria Eduarda, a “Pedagogia forma um profissional multidisciplinar, capaz de atuar nos processos de ensino e aprendizagem, para alfabetizar crianças, jovens e adultos”. Segundo ela, esses ensinamentos poderão ser empregados na Comunidade Quilombola.

No mês de junho deste ano, será iniciado o semestre letivo 2021.1 para os novos alunos dos cursos de Graduação a Distância aprovados nos processos seletivos coordenados pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da UFRN, que ocorreram entre dezembro de 2020 e janeiro deste ano. Para ajudar na ambientação com essa modalidade de ensino, a Coordenadoria Pedagógica de EaD da Universidade e a Assessoria Acadêmica da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) promoverão o curso “Formação Discente em EaD”.

Segundo a Coordenadora Pedagógica de EaD/UFRN, Lilian Giotto Zaros de Medeiros, o principal objetivo do curso é possibilitar a compreensão sobre as concepções e características da EaD, considerando a centralidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem, além de apresentar as possibilidades de vivências acadêmicas e a rotina do aluno da EaD na UFRN.

A programação foi dividida em três módulos, que serão realizados do dia 31 de maio ao dia 02 de junho de 2021, sempre a partir das 19h, no Ambiente Virtual de Aprendizagem “Moodle Mandacaru Acadêmico”. As inscrições poderão ser feitas de 18 a 31 de maio via SIGAA (acesse um vídeo tutorial). Para saber mais detalhes sobre a programação, clique aqui.

Maria Eduarda se prepara para o semestre letivo.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: curso, educação a distância, educação digital, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN