Recém-formado do Curso de Pedagogia EaD/UFRN recebe medalha de mérito acadêmico - Sedis

Recém-formado do Curso de Pedagogia EaD/UFRN recebe medalha de mérito acadêmico

11 de março de 2024

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Aos 29 anos de idade, Lucas Kaluaná conquistou sua terceira graduação. Já graduado em Geografia (bacharelado), em formato presencial, e licenciatura em Geografia, na modalidade a distância, ambos pela UFRN, o jovem decidiu correr atrás do sonho de ser licenciado em Pedagogia, também pela mesma Universidade. Na noite do dia 22 de fevereiro de 2024, além de colar grau na área e ser orador da turma concluinte, ele vivenciou outra grande emoção, por coincidência, no dia do seu aniversário: foi agraciado com a medalha de mérito acadêmico, concedida ao estudante que obtém o maior Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN), dentre os aptos à colação de grau em um determinado período letivo regular.

Em tupi-guarani, Kaluaná tem o significado de “grande guerreiro” e a trajetória do novo pedagogo está repleta de lutas que ratificam o sobrenome indígena. Morador de Parnamirim/RN, na Região Metropolitana de Natal/RN, ele teve de se descolocar, periodicamente, até o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFRN de Nova Cruz/RN, a um pouco menos de 100 quilômetros de distância, para cursar Pedagogia. Conciliando trabalho em uma escola da rede pública de ensino e o tempo dedicado aos estudos no curso superior, Lucas Kaluaná se preparou para as provas de um concurso público da Secretaria Municipal de Educação de Guamaré/RN, na Região da Costa Branca. O esforço surtiu efeito e ele foi aprovado.

“Se não fosse a Educação a Distância, eu não teria chegado até aqui, porque ela proporciona flexibilidade e dinamismo”, afirmou o recém-formado. Na última sexta-feira (01), acompanhamos Lucas Kaluaná em sua ida à Pró-reitoria de Graduação da UFRN para o recebimento do certificado e da medalha de mérito acadêmico. “É muito gratificante, devido a toda essa luta que eu tive durante esse período, dessa jornada incessante que eu tive que conciliar trabalho, estágio e as disciplinas acadêmicas e o sentimento é de extrema gratidão pela Universidade, que para mim é uma segunda mãe”, disse ao celebrar a conquista.

Reportagem em vídeo mostra o momento em que o concluinte do Curso de Pedagogia EaD/UFRN, Lucas Kaluaná, recebe a medalha de mérito acadêmico.

A pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo, que participou da solenidade virtual de formatura, fez questão de receber, em seu gabinete, o aluno laureado. A pró-reitora explicou qual a relevância dessa condecoração: “representa um reconhecimento a esse estudante que já tem uma trajetória de grandes dificuldades; a gente sabe o investimento de tempo, o investimento financeiro, são muitos anos dedicados e esse aluno, além de vencer todas essas barreiras, ainda consegue boas notas e ficar com o rendimento acadêmico altíssimo”, esclareceu.

Pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo, explica a relevância da medalha de mérito acadêmico para o futuro profissional dos concluintes. Foto: André Gavazza ASCOM/SEDIS.

Elda Melo aproveitou para falar sobre as comparações que são feitas entre as modalidades de ensino presencial e a distância dentro da UFRN. “A Educação a Distância, de fato, é mais difícil porque precisa de autonomia, precisa de disciplina, o aluno tem que ser muito aplicado para apreender os conteúdos e interagir com a máquina”, afirmou a gestora responsável pelo ensino de graduação da UFRN, que também é graduada em Pedagogia pela Universidade. Motivado pelas palavras proferidas pela pró-reitora, Lucas Kaluaná anunciou os planos para o futuro: “quero ingressar na pós e iniciar o meu mestrado”.

Categoria: educação a distância, especial, histórias da EaD, notícias