Programação do ESUD 2021 contará com pesquisadores de várias partes do mundo - Sedis

Programação do ESUD 2021 contará com pesquisadores de várias partes do mundo

7 de outubro de 2021

Natal vive a expectativa de ser, mais uma vez, a capital internacional do Ensino Superior a Distância. É que a cidade sediará, simultaneamente, o XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o VII Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e com o apoio da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

Os eventos simultâneos ocorrerão de 19 a 22 de outubro de 2021, mas as reuniões do Fórum de Coordenadores do Programa Universidade Aberta do Brasil, de pesquisadores do LAIS/UFRN e de integrantes da UniRede, já se iniciam no pré-evento, marcado para o dia 18 de outubro de 2021. Por ainda estarmos no contexto da pandemia da covid-19, a organização dos congressos decidiu manter o ESUD 2021 e o CIESUD 2021 em versões 100% on-line, abrindo a possibilidade para que apenas os palestrantes, que optem por estar de maneira presencial, venham até Natal.

Neste ano, a temática que vai nortear as discussões é “Educação, Tecnologia e Resiliência Social: o que aprendemos com a pandemia”. Por esse motivo, foram convidados pesquisadores de várias partes do mundo para debater como os desafios enfrentados desde março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde decretou a pandemia, serviram de aprendizado para a resiliência nos processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias.

A programação já está disponível no site do evento. Entre os palestrantes convidados, estão Heini Utunen, pesquisadora que integra o Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde de Aprendizagem e Desenvolvimento de Capacidades; Andreia Inamorato, pesquisadora e consultora nas áreas de recursos educacionais abertos (REA) e tecnologia educacional, atuando na Comissão Europeia; e Esther Giménez-Salinas i Colomer, presidente de honra da MetaRed (projeto colaborativo que forma uma rede de redes de chefes de Tecnologias da Informação e Comunicação da IES Iberoamericanas).

As inscrições estão no 3º e último lote e podem ser efetuadas até o dia 20 de outubro de 2021. Os valores da taxa de inscrição variam de R$50,00 (cinquenta reais) a R$240,00 (duzentos e quarenta reais), dependendo da categoria de inscrito. Mais detalhes sobre as inscrições e a programação, você encontra no site <https://esud2021.ufrn.br/>.

Bruno Cássio – ASCOM SEDIS/LAIS/UFRN

Categoria: educação a distância, educação digital, ESUD 2021, ESUD/CIESUD 2021, evento, LAIS, notícias, UFRN, UniRede