Professora da EaD/UFRN integra projeto nacional que estimula a formação de mulheres cientistas - Sedis

16 de agosto de 2024

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

A professora Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP/UFRN), integra a equipe do projeto de extensão Menina Ciência-Ciência Menina (MCCM), desenvolvido pelo Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenado por Maria Inês Ribas Rodrigues, professora e pesquisadora da universidade paulista. A professora potiguar chama a atenção para a relevância dessa ação nacional que está com inscrições abertas.

“Isso tem a ver com a necessidade de ampliação da participação feminina nas Ciências, de uma maneira geral, em especial, nas áreas das Ciências e das Exatas, nas Ciências Naturais, porque as mulheres têm baixa participação; ao longo do tempo, elas foram incentivadas a se desinteressar, por isso, as professoras e os professores de Ciências precisam incentivar as meninas a se interessar por essa área também”, enfatizou Magnólia Araújo. Segundo a coordenação do curso, o principal objetivo dessa proposta é o de mostrar o papel da mulher cientista em diferentes áreas de atuação, ampliando os horizontes de meninas cursando os anos finais do ensino fundamental e humanizando a figura de uma cientista.

Professora Magnólia Araújo, durante atividade no Parque das Ciências da UFRN. Foto: Cícero Oliveira.

Ao longo do projeto, as meninas assistem a palestras ministradas por mulheres cientistas de diversas áreas como Astronomia, Física, Matemática, Oceanografia, Geofísica, Computação e Paleontologia. Meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, professores da Educação Básica e estudantes de Licenciatura das áreas de Ciências Naturais e Exatas podem se inscrever até o dia 25 de agosto de 2024. O curso é gratuito e ocorrerá em formato remoto no período de 14 de setembro a 05 de outubro de 2024.

Foto de divulgação do projeto Menina Ciência – Ciência Menina. Fonte: UFABC.

Dois links foram disponibilizados para as inscrições, um exclusivo para as meninas e um outro para professores e graduandos. Outros detalhes podem ser consultados no site do Projeto.

Categoria: ciência, curso, educação a distância, ensino remoto, notícias