LAIS, SEDIS e PROEX/UFRN ofertarão cursos gratuitos para professores de escolas públicas - Sedis

25 de abril de 2020

Durante este período de distanciamento social, como consequência da pandemia da COVID-19, uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFRN) possibilitará a oferta gratuita de cinco cursos a distância com temas direcionados a professores de escolas públicas do estado e do Brasil.

Os cursos serão ofertados no formato de MOOC, uma sigla em inglês que significa Curso On-line Aberto e Massivo, e cada um deles disponibilizará um total de 1.500 vagas. Os temas são variados e foram pensados para colaborar com a qualificação de professores que estão distantes das salas de aula por conta da quarentena. A ideia é que a iniciativa continue após esse período.

Cursos na área de tecnologia

Os cursos foram financiados por meio de uma parceria entre o LAIS/UFRN e o Ministério da Saúde. Os interessados em participar dos cinco cursos, que aliam educação e tecnologia, terão acesso a módulos com carga horária variando entre 15 e 30 horas. Os assuntos são considerados, pelos organizadores, como relevantes para a formação continuada dos professores e fundamentais para a compreensão de novos formatos de ensino e de aprendizagem.

No módulo “Educação mediada por tecnologias na prática”, o participante será preparado para atuar na gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Já no módulo “Introdução às metodologias ativas”, o inscrito será conduzido à discussão das chamadas metodologias ativas. Tem ainda o módulo “Modalidades de ofertas educacionais com tecnologias” que auxiliará na produção pedagógica de cursos a distância.

Em “Atividades educacionais com mediação tecnológica”, o aluno irá aprender mais sobre os conceitos de ensino e aprendizagem não presenciais. Para encerrar essas opções, existe ainda o módulo “Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia”. Nele, quem participar vai aprender alguns cuidados específicos na elaboração de cursos com mediação tecnológica.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, o AVAProex, foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e os cursos já estão disponíveis. Quem tiver interesse em participar terá de acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN, disponível em <sigaa.ufrn.br> e, em seguida, será direcionado para o AVAProex que pode ser acessado em <avaproex.sedis.ufrn.br>.

É importante destacar que a partir da inscrição, o candidato já estará habilitado a fazer o curso. Quem cumprir a carga horária mínima definida em cada módulo terá acesso ao certificado de conclusão. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (29).

Tutorial para inscrições no SIGAA.

Tutorial para inscrições no AVAProex.

Fonte: Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, notícias, parceria, UFRN