Eventos realizados em ambiente virtual de aprendizagem da UFRN atraem centenas de pessoas - Sedis

6 de maio de 2020

A mediação tecnológica tem sido a alternativa encontrada para a qualificação acadêmica e profissional durante a pandemia da COVID-19 e o isolamento social causado por ela. Dois eventos a distância, realizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o AVAProex, são prova disso.

Até o dia 12 de maio, serão realizadas discussões relacionadas ao “Ensino de História em Tempos de Pandemia”. A iniciativa é uma promoção do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFRN) e de acordo com a co-organizadora do evento e professora do Curso de Mestrado, Vanessa Spinosa, uma sala virtual foi criada dentro da plataforma e isso foi essencial para garantir a inscrição, a comunicação, o compartilhamento de indicações e textos, além da participação dos interessados.

Ainda segundo ela, o apoio da Secretaria de Educação a Distância da UFRN foi fundamental em todo esse processo. Ela complementa que ao final de cada dia de programação, os feedbacks positivos têm superado as expectativas. Para aproximar, ainda mais, o público, foram criados perfis do ProfHistória/UFRN nas redes sociais, o que auxiliou na divulgação das atividades virtuais para os mais de 100 inscritos.

A descoberta da qualificação em rede

Diante do cenário atual de mudanças de comportamento e de rotinas, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, novas descobertas estão sendo feitas a cada dia. Dezenas de pessoas tiveram acesso, pela primeira vez, à qualificação em rede. Nessa data histórica, ocorreu o “I Workshop Diversidades Potiguares e suas Aplicações na Área Cosmética”.

O evento também foi sediado em uma sala virtual do AVAProex e reuniu mais de 200 participantes em dois turnos (manhã e tarde). A iniciativa, voltada para o estabelecimento de possíveis parcerias com a indústria cosmética e a sustentabilidade produtiva, foi realizada por meio de webconferência. Participaram da execução da atividade, a Assessoria Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, a Agência de Inovação (AGIR) da UFRN e a Secretaria de Gestão de Projetos da UFRN.

Desenvolvimento do AVAProex

Artur Nobre, analista de suporte da SEDIS/UFRN, explica que a Plataforma Virtual de Aprendizagem da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, desenvolvida pela equipe da SEDIS, utilizou como base o Moodle, que é um sistema de gestão da aprendizagem mais popular do mundo e que possui código aberto. Coube, aos profissionais da SEDIS, a customização do ambiente virtual para as necessidades da PROEX, que entre outras atribuições está a oferta de cursos e eventos gratuitos para a sociedade em geral.

Ainda de acordo com o analista de suporte, o AVAProex funciona como uma grande sala virtual que possibilita a interação entre os participantes, o acesso a apresentações culturais, além do compartilhamento de orientações iniciais e cadastramento de perguntas para os cursos e eventos virtuais.

Para a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, faz parte da missão da SEDIS apoiar a qualificação de pessoas por meio da mediação tecnológica. Ela lembra que, além dessas atividades, a SEDIS participa de uma parceria, com o LAIS e com a própria Proex/UFRN, que visa a oferta de cursos gratuitos para professores de escolas da rede pública de ensino e com a elaboração de cursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS).

Esses cursos têm sido essenciais na preparação dos profissionais de saúde para o combate à pandemia da COVID-19 e dos profissionais da educação para uma nova realidade de adaptação às aulas no formato on-line, enfatizou Carmem Rêgo.

Fonte: Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: COVID-19, especial, notícias, oportunidade, parceria, UFRN