Graduados em Matemática e em História EaD celebram láurea acadêmica e destacam dedicação aos estudos - Sedis

9 de dezembro de 2021

Aos 32 anos de idade, o paraense de Altamira, José Gilberto Targino de Medeiros, encontrou no Seridó potiguar o lugar ideal para concretizar um objetivo de vida: cursar licenciatura em Matemática. Ele mora em Tenente Laurentino Cruz, conhecida como a cidade mais alta do Rio Grande do Norte, a cerca de 40 quilômetros de Currais Novos, onde funciona o Polo de Apoio Presencial ao qual o curso a distância que concluiu está vinculado. A Colação de Grau ocorreu no dia 11 de novembro de 2021 e foi marcada por um momento inesquecível.

Mesmo sendo uma solenidade virtual, estar longe dos colegas de turma, de parentes e de amigos não diminuiu a alegria da conquista da láurea acadêmica, honraria concedida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pelo bom desempenho ao longo do curso: “eu levei esse curso muito a sério. Dediquei-me, investi grana em livros bons de matemática, eu quis, eu fiz e tudo isso foi fruto de muitas horas de estudo. Senti emoção e gratidão a Deus por tudo”.

José Gilberto recorda as viagens de motocicleta que fazia até o polo de Currais Novo: “muitas vezes peguei chuva no caminho e chegava todo molhado, mas a felicidade estava e continua em mim, pois estava concluindo uma espécie de sonho e objetivo, ao mesmo tempo, que era me formar em Matemática”. José Gilberto falou ainda sobre suas perspectivas para os próximos anos: “o meu maior sonho é ter um doutorado em Matemática e ser professor universitário. Eu não vou parar”.

História da EaD

“Fazer o curso de História foi a realização de algo sonhado desde os primeiros anos de minha vida escolar, pois era uma das disciplinas que mais me identificava. Hoje, posso dizer que a graduação EaD é uma realidade em nosso país e que a UFRN proporciona um ensino de qualidade para aqueles que optam por seus cursos a distância”, com essas palavras, Maria Cintia Xavier Queiroz descreveu a experiência de cursar História a distância no Polo de Apoio Presencial de Martins, no Alto Oeste Potiguar.

Maria Cintia conta que ela e os sete irmãos já possuem diplomas de Ensino Superior, o que, de acordo com a licenciada em História, reflete o incentivo que os pais sempre deram aos estudos. Além de estímulo, a graduação EaD exige disciplina: “em algumas vezes, deixamos acumular conteúdos e atividades, o que não é indicado, pois assim, não conseguimos assimilar os conteúdos de forma proveitosa e eficiente”, destaca ao falar sobre a rotina de atividades acadêmicas.

A trajetória no curso de História foi concluída de uma forma especial, Maria Cintia conquistou a láurea acadêmica e festejou muito: “jamais imaginei receber tal honraria e, no momento em que foi anunciado, demorei um pouco para processar a informação, confesso que meus olhos ficaram marejados de alegria”. Esse feito serviu de motivação para continuar a estudar: “pretendo fazer alguma especialização na área do Ensino de História e quem sabe também atuar na docência”, planeja Maria Cintia.

Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, especial, histórias da EaD, notícias