Escola Estadual Professora Marta Pernambuco recebe mais de mil exemplares de livros doados em campanha promovida pela SEDIS/UFRN - Sedis

16 de maio de 2024

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

“Meus avós são agricultores, meus pais também são agricultores e essa escola é importante, por ser perto das nossas casas”. Este é o relato de José Henrique Teixeira, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Professora Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco”, situada no Assentamento Rosário, zona rural de Ceará-Mirim/RN, região da Grande Natal/RN. A instituição, que abriga 700 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebeu as doações de uma campanha de arrecadação de livros promovida pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN).

A ação foi motivada pela passagem do Dia Internacional da Doação de Livros, celebrado em 14 de fevereiro passado. Durante algumas semanas, o prédio da SEDIS/UFRN, no Campus Central da Universidade, se tornou ponto de coleta desses materiais. As obras doadas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e serão usadas na criação de uma biblioteca na escola, que é voltada à Educação do Campo. A escolha desse estabelecimento de ensino ocorreu em reconhecimento à trajetória de Marta Pernambuco que exerceu as funções de pró-reitora de Graduação da UFRN, de professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN), além de ter atuado como defensora do direito à educação para os homens e as mulheres do campo.

Nesta quinta-feira (16), ao entregar o resultado dessa corrente de solidariedade, concretizado com o apoio de diversas instituições públicas e pessoas físicas, a secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, destacou que, mesmo após seis anos de falecimento de Marta Pernambuco, os ideais dela permanecem vivos. “Com alergia, a gente traz essa contribuição, pois temos de ter um reconhecimento muito grande do legado de Marta, principalmente, na temática educação no campo, para as pessoas que residem no campo, que conseguem construir sua identidade campesina e que não estão à mercê de escolas de outras realidades”, finalizou.

O diretor da escola beneficiada com as doações, Manoel Felipe da Silva, agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos na campanha e enfatizou que “só o conhecimento liberta; os nossos estudantes vão ter um acesso maior aos vários tipos de conhecimentos que a literatura pode disponibilizar e, para nós, hoje, o sentimento é de gratidão”.

Categoria: ação solidária, educação a distância, especial, notícias