Com novo formato, GEOPROSA entrevista paleontóloga Aline Ghilardi e celebra parceria com a SEDIS/UFRN - Sedis

31 de maio de 2024

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Em uma busca rápida, na internet, por publicações científicas relacionadas à Paleontologia mundial, nos deparamos com o nome da professora do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Aline Ghilardi. Ativista digital, a paleontóloga ganhou ainda mais notoriedade após a campanha virtual para repatriar um fóssil, retirado do Brasil e levado para a Alemanha. Trata-se do Ubirajara jubatus: o primeiro dinossauro não-aviano com penas (que não é do grupo das aves) do hemisfério sul. O assunto é abordado no episódio que apresenta o novo formato do Podcast “GEOPROSA”, uma produção do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Geografia da UFRN.

Essa iniciativa, desenvolvida desde 2020, apenas em formato de áudio, conta, a partir de agora, com a parceria do Setor Audiovisual da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), que compartilhou equipamentos, estúdio e colaboradores para orientar os estudantes de graduação na roteirização, na captação de som e de imagem e na edição de todo o material. De acordo com o professor Silvio Braz de Sousa, tutor do PET Geografia, esse apoio foi fundamental: “a SEDIS nos recebeu de forma muito fraterna e atenciosa, compartilhando conosco todo o conhecimento necessário para executar a atividade; com todo o suporte profissional da SEDIS, conseguimos um excelente produto”.

Registro de uma das oficinas de edição de vídeo. Foto: Arquivo Pessoal.

Nesta quarta-feira (29), no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), os resultados alcançados com a exibição desse episódio foram celebrados entre os parceiros. “Em apenas duas semanas, obtivemos o quádruplo de visualizações do nosso vídeo mais assistido no YouTube”, comemorou Silvio Braz. Para a educomunicadora, Kaline Sampaio, que coordena o Setor Audiovisual da SEDIS/UFRN, “o resultado foi um aprendizado mútuo, coletivo e com ótimos frutos, o que só mostra que quando unimos forças na universidade, conseguimos levar o conhecimento que geramos para onde quisermos”, enfatizou.

Momento de confraternização entre os parceiros da iniciativa. Foto: Arquivo Pessoal.

Segundo a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, “com ações como essa, a SEDIS cumpre uma das suas missões institucionais que é desenvolver ações formativas para o uso das tecnologias educacionais”. A professora Aline Ghilardi ficou feliz em participar desse momento: “eu sempre vou louvar muito iniciativas como essa, por trazer a Ciência para mais perto da sociedade”, declarou.

Assista ao episódio, disponível no Canal do YouTube do PETGEO UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, notícias, parceria, UFRN