Após sucesso, série de webinars com temas ligados à pandemia deve retornar em 2021 - Sedis

18 de novembro de 2020

Durante cerca de dois meses, alunos dos cursos de Graduação a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foram convidados a participar da série de webinars “Como estamos vivendo em tempos de pandemia: vamos conversar sobre nós?”, uma iniciativa da Coordenação Pedagógica de EaD da UFRN e que contou com o apoio da gestão da Secretaria de Educação a Distância da Universidade.

De 16 de setembro de 2020 a 11 de novembro de 2020, quando foi realizada a última edição dessa primeira série, um total de oito webinars foram transmitidos ao vivo pela internet, tendo como ponto de encontro virtual a Sala da Coordenação Pedagógica dentro do Mandacaru Acadêmico. Para a Coordenadora Pedagógica de EaD da UFRN, Lilian Giotto Zaros de Medeiros, esse foi um momento importante de fala e de escuta dos alunos.

Segundo Lilian Zaros, a Coordenação estava recebendo muitas mensagens de alunos relacionadas a problemas psicológicos, familiares e até mesmo à ansiedade para o retorno às aulas. Nesse sentido, “as discussões foram ricas, abordando o estresse, a ansiedade, a prática de exercícios físicos, as notícias falsas nas áreas da Saúde e da Ciência e o histórico das pandemias”, avaliou a Coordenadora.

Maria da Conceição Silva fala sobre essa experiência

A série fez sucesso entre os estudantes. De acordo com Maria da Conceição Silva, acadêmica do Curso de Ciências Biológicas EaD, em Guamaré/RN, as quartas-feiras à noite se tornaram especiais, pois era possível fazer um mergulho na situação atual da pandemia e todos os seus impactos e, ao mesmo tempo, renovar as esperanças por dias melhores. Ela foi uma das pessoas que torceram para que essa inciativa se repetisse.

E atendendo ao apelo de vários estudantes que manifestaram esse interesse por meio dos chats dos webinars, a Secretaria de Educação a Distância da UFRN, por intermédio da Coordenação Pedagógica, já prepara uma segunda edição desses seminários virtuais para fevereiro de 2021. “Além de todo o aprendizado, o legado dessa experiência é a aproximação entre os estudantes e a equipe que atua na Coordenação, finalizou Lilian Zaros.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Categoria: covid-19, educação a distância, educação digital, notícias, Sem categoria, UFRN, webinar