Alunos da UFRN, em Luís Gomes, visitam laboratórios de Física do Campus Central  - Sedis

Alunos da UFRN, em Luís Gomes, visitam laboratórios de Física do Campus Central

25 de fevereiro de 2022

As distâncias geográficas não são limitantes para quem deseja concluir um curso superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um desses exemplos vem lá de Luís Gomes, município distante cerca de 470 quilômetros de Natal. Emanuela Fernanda Ismael, de 25 anos, é estudante de licenciatura em Física na modalidade EaD, no polo da UFRN que funciona naquela cidade. Ela está prestes a colar grau e, nesta semana, realizou um sonho antigo: conhecer o Campus Central e os laboratórios do Departamento de Física.

Na última quarta-feira (23), Emanuela Fernanda e mais cinco estudantes do polo enfrentaram seis horas de viagem. Em um relato emocionado, ela relembrou o que vivenciou: “saímos às duas da manhã de Luís Gomes para essa visita, retornamos às dezessete horas, todo mundo exausto, mas com a mente cheia de novas ideias”. A estudante classificou a experiência como “riquíssima”, capaz de agregar novos conhecimentos e abrir novas possibilidades para o ensino.

O Coordenador do Curso de Física a distância, Bruno Canto, conta que partiu da acadêmica a ideia de fazer essa visitação e que isso mobilizou a prefeitura de Luís Gomes, que fez a alocação de um ônibus, e a Secretaria de Educação a Distância da UFRN, que conseguiu apoio logístico para os estudantes. Eles conheceram os laboratórios de Mecânica, de Eletromagnetismo, de Ondas e Ótica e de Física Moderna, o que segundo o Professor, serviu de motivação para os estudos e para a busca por um curso de mestrado ou de doutorado.

O Professor do Departamento de Física, Edimilson Félix, acompanhou o grupo de alunos nesse passeio científico: “foi uma manhã de muito aprendizado e descobertas, espero que isso tenha motivado os participantes e que se torne recorrente”, concluiu. Para Manuela Fernanda, que é professora da Educação Básica e já ingressou no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física pela UFRN, fica a certeza de que a Educação a Distância segue com seu propósito de democratizar o acesso a uma universidade pública e de qualidade.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN