EaD pública e de qualidade no Rio Grande do Norte é tema de encontro estadual realizado em Caraúbas/RN  

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Durante três dias, a cidade de Caraúbas, na Região Oeste potiguar foi o centro das discussões sobre a Educação Pública gratuita, de qualidade e socialmente referenciada no Rio Grande do Norte. É que as quatro Instituições Púbicas de Ensino Superior do estado, UFRN, UFERSA, UERN e IFRN, uniram forças para realizar o “V Encontro de Polos e de IPES da Universidade Aberta do Brasil do RN”, de 21 a 23 de outubro de 2025. Os debates ocorreram no Olho D’Água Parque Hotel em formato de imersão. A coordenadora do Polo UAB de Caraúbas/RN, Joenilma Menezes, agradeceu pela participação de todos “é um sentimento de gratidão, de ver que tudo foi realizado da forma que nós planejamos, com muita alegria, muita partilha de conhecimentos novos”.

O prefeito do município, Paulo Givago Barreto Alves, a vice-prefeita, Kátia Linhares, e a secretária municipal de Educação, Mona Lídghya Jácome Pessoa, marcaram presença na programação. “Caraúbas é conhecida como uma cidade universitária; nós temos a UFERSA e também temos o Polo Sertão das Caraubeiras e, assim, nós investimos em educação e preparamos um terreno para que nossos alunos, nossas crianças, no futuro, tenham acesso à educação de qualidade, e investimos na sociedade, na economia, quando nós temos profissionais, da nossa cidade, capacitados para o mercado de trabalho”, destacou a gestora da pasta da Educação.

Na quinta edição do evento, foram compartilhadas experiências vivenciadas em cada um dos 26 Polos UAB existentes no território estadual. Para a representante da UAB/IFRN e do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), Edneide Bezerra, “esses momentos são importantes para reafirmar a luta por melhorias na qualidade do ensino ofertada e para colher propostas de ampliação de diálogo entre as instituições de ensino e a Capes, no sentido de promover cooperações”. Para a presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), secretária de EaD/UFRN e coordenadora da UAB/UFRN, Carmem Rêgo, “diante das dúvidas impostas pelo novo marco regulatório da Educação a Distância pública no Brasil, essas oportunidades servem para clarificar pontos que ainda geram muitas incertezas e manter as instituições unidas em favor da EaD no RN”, enfatizou.

O representante da UAB/UERN, Giann Mendes Ribeiro, aproveitou a ocasião para pedir mais integração entre os atores que fazem a EaD no estado: “coordenadores de Polo devem conversar mais com coordenadores de curso, tutores presenciais devem ser mais participativos, assistentes à docência também, existem situações que podem ser resolvidas se mantivermos essa interlocução”, declarou. Já Davi da Costa Almeida, representante da UAB/UFERSA, compartilhou com os presentes que “o Núcleo de EaD da Universidade Federal Rural do Semi-Árido passou por reformulação nos últimos meses; éramos poucos profissionais, agora somos cerca de 14 pessoas dedicadas a dar suporte às ações de Educação a Distância nos polos da UFERSA”.

A presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo UAB (FECOUAB/RN), Francimeire Cesário Queiroz, considera que o evento cumpriu com seus objetivos. “Saímos daqui contemplados com as discussões; quando a gente se encontra, a gente leva na bagagem vários aprendizados, várias experiências que foram discutidas e uma reflexão de que a gente possa estar, cada vez mais, melhorando a nossa atuação enquanto coordenadores, enquanto pessoas que lidam com pessoas”, concluiu.

Sistema UAB amplia o acesso ao ensino superior a distância no Brasil

Instituído pelo Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado para promover o desenvolvimento da educação a distância e ampliar a oferta de cursos e programas de ensino superior em todo o país, especialmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.

O Sistema fomenta a modalidade de ensino a distância nas instituições públicas de ensino superior, apoia pesquisas em metodologias inovadoras baseadas em tecnologias da informação e comunicação e estimula a colaboração entre a União, estados e municípios.

Além disso, o UAB incentiva a criação de centros de formação permanentes, por meio de polos de educação a distância instalados em localidades estratégicas.

Com essa estrutura, o Sistema UAB fortalece a integração entre os três níveis de governo e as instituições públicas de ensino superior, promovendo parcerias e ações conjuntas voltadas à democratização do acesso à educação superior.

Confira alguns registros fotográficos:

 

Últimas notícias

1

Representante da UFOPA visita SEDIS/UFRN em busca de expertises para implementar a EaD na universidade paraense

1

Caraúbas recebe 5º Encontro de Polos e de IPES da UAB no RN a partir desta terça-feira (21)

1

UFRN e Capes ampliam público-alvo de curso gratuito de Inteligência Artificial para Educadores