Caraúbas recebe 5º Encontro de Polos e de IPES da UAB no RN a partir desta terça-feira (21)
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
Distante cerca de 300 quilômetros de Natal, o município de Caraúbas, na Região Oeste potiguar, receberá nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2025, o 5º Encontro de Polos e de IPES da UAB no RN. O evento é promovido por meio de uma parceria entre o Fórum Estadual de Coordenadores de Polo (FECOUAB/RN) e as quatro Instituições Públicas de Ensino Superior que ofertam cursos de graduação a distância no estado, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB): a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A anfitriã, dessa edição do Encontro, falou sobre as expectativas para o evento: “é com imensa satisfação que Caraúbas recebe os representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior e os coordenadores dos Polos UAB do Rio Grande do Norte; este encontro representa um importante espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento de laços e das ações que consolidam a educação a distância em nosso Estado”, enfatizou Joenilma Menezes, coordenadora do Polo de Apoio Presencial “Sertão das Caraubeiras”.

Foto de divulgação da cidade de Caraúbas/RN.
Para a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), “a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma vasta rede nacional, na qual várias instituições, em cada estado, oferecem cursos usando os mesmos polos de apoio; por isso, é fundamental fortalecer as conexões entre as instituições e os polos, a fim de implementar as atividades realizadas”, afirmou ao enaltecer a iniciativa de reunir os educadores para debater o papel da EaD pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
De acordo com a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), Edneide Bezerra, “serão três dias de imersão, onde esses dias serão um convite para que a gente possa refletir, mas também partilhar as experiências exitosas e as dificuldades, os desafios que é fazer a educação a distância pública do Rio Grande do Norte; os vinte e seis polos e as quatro instituições de ensino superior estarão dialogando, inclusive, sobre os nossos objetivos para o ano de 2026”, esclareceu a dirigente que também atua na EaD do IFRN.
Sobre a Programação
O evento será realizado no Olho D’Água Parque Hotel, em formato de imersão, e a programação inclui apresentações culturais, relatos de experiência, palestras e diálogos entre os representantes de polos, abordando temas como o planejamento estratégico e os desafios da Educação a Distância (EaD) no território potiguar. Também está prevista a palestra “A Nova Política de Educação a Distância: Reflexões, impactos e desafios para uma EaD de qualidade nas ações da UAB”, que será ministrada pela professora Carmem Rêgo. O encontro encerra-se com a apresentação de um protocolo para tutores presenciais e falas dos que representam as IES participantes sobre os próximos passos das articulações interinstitucionais.
Para saber mais detalhes sobre a programação que será iniciada às 17h, desta terça-feira (21), com o credenciamento, seguido de apresentação cultural às 18h30 e mesa de abertura às 19h, clique aqui.
Universidade Aberta do Brasil
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, consolidou-se como um instrumento estratégico para a expansão e interiorização da oferta de cursos e programas de educação superior por meio da modalidade a distância em todo o território brasileiro.
Sob a gestão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o sistema atua no fomento à educação a distância em instituições públicas de ensino superior e no apoio a pesquisas em metodologias inovadoras, sendo elas, ancoradas nas tecnologias de informação e comunicação.
Um dos pontos de sustentação da UAB é o estímulo à colaboração entre União, estados e municípios, concretizada na criação de polos de educação a distância em localidades estratégicas, em muitos casos, distantes dos grandes centros urbanos.
A prioridade do Sistema UAB reside, contudo, em contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Por essa razão, nos processos seletivos, a maior parte das vagas ofertadas é destinada à formação inicial de docentes para a Educação Básica.
Últimas notícias
1
ESUD 2025 inicia atividades com debates sobre a gestão da EaD pública e disrupção tecnológica
1
Estudante de Educação Física EaD/UFRN conquista três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Universitárias 2025
1
EaD pública e de qualidade no Rio Grande do Norte é tema de encontro estadual realizado em Caraúbas/RN