Colação de Grau coletiva dos cursos EaD/UFRN reúne formandos de todo o Rio Grande do Norte

Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação da SEDIS/UFRN

A conclusão da trajetória acadêmica, para muitos estudantes da graduação a distância, é a realização de um sonho antigo que por, diversas circunstâncias, teve de ser adiado. Na noite desta terça-feira (16), dezenas de formandos que cursaram suas graduações na modalidade a distância, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), puderam realizar esse objetivo tão desejado e deram mais um passo rumo à nova etapa profissional. A Solenidade de Colação de Grau ocorreu de maneira híbrida, on-line e presencialmente no auditório do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em Natal/RN, e nos Polos de Apoio Presencial espalhados por todas as macrorregiões do estado. 

A cerimônia reuniu autoridades da Universidade, professores, familiares e amigos dos concluintes do período 2025.1, dos Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, na modalidade a distância, dos Polos de Caicó, Currais Novos, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Nova Cruz, Macaíba e Parnamirim, da UFRN e do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A mesa de honra em Natal/RN foi composta pela diretora do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN), Jeanete Alves Moreira, representando o reitor da instituição, professor José Daniel Diniz Melo; a Pró-Reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo; a secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo; a secretária Adjunta de Educação a Distância da Universidade, Ione Morais; a paraninfa dos concluintes, Lilian Zaros; a patronesse da turma concluinte, Sandra Cristina de Barros e o coordenador do Curso de Letras na modalidade a distância, João Batista da Costa Júnior.

O estudante do curso de Ciências Biológicas do Polo de Macaíba, Arlindo Lima de Arruda, foi o orador oficial da turma concluinte, em suas palavras ele ressaltou o comprometimento de todos os estudantes na trajetória acadêmica e, com gratidão, relembrou os desafios que venceram ao longo desse processo. “Nossa trajetória foi marcada por esforços, disciplina, superação, cumprimos cada etapa com dedicação. Não foi fácil, enfrentamos dúvidas, cansaço e inseguranças, mas também vivemos conquistas memoráveis. Cada desafio vencido foi um passo rumo à formação de profissionais conscientes e preparados para atuar com ética, sensibilidade e competência”, afirmou o concluinte. 

Além da composição da mesa em Natal, a cerimônia também contou com representantes nos polos de apoio presencial. Em Caicó, a extensão da mesa de honra foi composta pelo diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó, Diego Salvador, e a coordenadora do polo, Tânia Garcia. No polo de Currais Novos, participaram a coordenadora, Edneide Galvão, e a secretária do polo, Maria Suília Cortez. Em Marcelino Vieira, compuseram a mesa: a coordenadora, Francimeire Cesário, e o coordenador pedagógico da Secretaria de Educação do município, Francisco Alves da Costa Neto. No polo de Nova Cruz, a mesa foi composta pelo coordenador, Carlo Aldrovandi Torreão, e a tutora presencial, Francisca Lúcia Bezerra. Em Luís Gomes, a coordenadora, Joseaní Costa, e a assistente à docência, Nadvânia Lima compuseram a mesa. Já em Macau, participaram a coordenadora, Gilka Pimentel, e o assistente à docência, Gilmar de Oliveira.

Encerrando a solenidade, a paraninfa da turma concluinte e professora, Lilian Giotto de Medeiros, expressou sua gratidão aos alunos pelo reconhecimento, parabenizou-os pela trajetória de formação acadêmica e ressaltou a importância da Universidade Federal e da Educação a Distância. “Vocês são prova viva de que a educação a distância não é um atalho, mas uma ponte que conecta sonhos e realidades.; é por meio da Educação a Distância, fomentada aqui na nossa instituição, com apoio da Universidade Aberta do Brasil, que a UFRN vem interiorizando o ensino superior, levando conhecimento a comunidades vulneráveis, democratizando o acesso ao ensino e contribuindo para o desenvolvimento regional e para a diminuição das desigualdades”, finalizou.

Em seu pronunciamento, a representante do reitor da UFRN na solenidade, reforçou o papel transformador da educação e fez um convite para que os agora formados retornem aos bancos da Universidade para novas etapas de aprendizagem. “Aproveito para lembrar que a nossa UFRN continua de portas abertas com suas muitas opções de cursos de pós-graduação, que podem atender aos anseios de vocês pela qualificação profissional”, concluiu. 

Para a secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, é gratificante ver novos licenciados formados por cursos de graduação a distância nessa parceria entre a Universidade e a UAB: “a Educação a Distância realiza sonhos e realiza transformações, não apenas da pessoa, mas de toda a comunidade onde ela está inserida; essa modalidade chega a muitos lugares que o ensino presencial não chega e a SEDIS tem muito orgulho de fazer parte dessa história”, comemorou. 

Mérito Acadêmico

Nas solenidades de Colação de Grau, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) presta homenagem ao aluno ou aluna que mais se destacou durante a permanência no respectivo curso, concedendo-lhe o Diploma de Mérito Acadêmico, uma honraria dada ao estudante que obtiver o maior Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN), conforme o Regulamento dos Cursos, resultando em reconhecimento pelo seu excelente desempenho acadêmico.

Na oportunidade, dois concluintes foram agraciados com esse reconhecimento: Arlindo Lima de Arruda, licenciado em Ciências Biológicas a distância, e Edinaldo Bruno da Silva Oliveira, licenciado em História a distância, ambos do Polo de Apoio Presencial de Macaíba. Eles receberam com muita emoção essa premiação e exibiram sorridentes o diploma para público presente no auditório do IMD/UFRN.

Últimas notícias

1

UFRN e CAPES lançam curso on-line sobre Inteligência Artificial para professores da Educação Básica de todo o país

1

Socioeducandos do Case Pitimbu protagonizam produção audiovisual com apoio da SEDIS/UFRN

1

Revista científica traz reflexões sobre estágios na formação de professores nas licenciaturas EaD