Socioeducandos do Case Pitimbu protagonizam produção audiovisual com apoio da SEDIS/UFRN
Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
“Eu quero um plano bom de vida, estudar também, que é o principal, focar no futuro, quem sabe ser jornalista, para demonstrar para a minha família e para a sociedade, que eu posso consertar o meu presente”, a declaração emocionada é de um dos oito adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina (Case Pitimbu) e que participaram das gravações de um programa de TV fictício, com direito a entrevistas e anúncios comerciais, no estúdio da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), como parte da conclusão das atividades da Oficina de “Alfabetização e Letramento”.
Essa é uma das iniciativas desenvolvidas dentro do Projeto de Pesquisa e Extensão “Aprendizagens para o mundo do trabalho: pontes entre educação e profissionalização no sistema socioeducativo”, resultante de um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal de Justiça do RN, a Secretaria de Estado Administração Penitenciária (Seap/RN) e o Ministério Público Estadual (MPRN), que prevê a criação da Rede Potiguar de Trabalho Docente no Sistema Prisional. O Centro de Educação da UFRN e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN), são parceiros na oferta da Oficina que, na reta final, contou com o apoio da SEDIS/UFRN para a concretização da produção audiovisual roteirizada pelos socioeducandos.

Parceiros do Projeto discutem sobre a gravação audiovisual. Foto: Bethowen Padilha.
De acordo com a vice-diretora do Centro de Educação da UFRN, Tatyana Mabel Nobre, responsável pela oficina, os adolescentes trabalharam gêneros discursivos voltados à publicidade e propaganda, “pensando ser uma ponte para que eles refletissem sobre sua relação com o consumo e com o trabalho”, esclareceu. Ainda segundo a docente, eles puderam desenvolver “os elos estabelecidos com a equipe de profissionais, que é composta por mim, uma professora da rede municipal de ensino e as bolsistas, que são alunas de pedagogia; os elos formais dessa relação entre professores e alunos e o empenho desses alunos, desses jovens, em demonstrar para eles e para esse público que eles têm condição de aprender”, enfatizou.
A diretora do Centro de Educação da Universidade, Cynara Ribeiro, é subcoordenadora do Projeto e destaca a rotatividade desses momentos formativos com o objetivo de ampliar o repertório de conhecimento dos jovens: “são cinco unidades da socioeducação, em Natal e Parnamirim, que o Projeto atende; no próximo semestre, haverá uma circularidade das oficinas, não haverá manutenção de nenhuma oficina na mesma unidade em que já foi ministrada”, pontuou ao acrescentar que áreas como Psicologia, Serviço Social e Educação Física também estão inseridas nos conteúdos compartilhados.
Para o assessor do Núcleo de Segurança Institucional da Fundase/RN, Raimundo Aribaldo Mendes, foram observadas melhorias no comportamento dos que participaram das oficinas. “O Projeto veio para tornar mais nítidos traços que eles não conhecem, devido a privações econômica, social, de educação, familiar, privação de vínculos afetivos; eles têm privação de tudo, que é preliminar à entrada deles em nossas unidades; então, esse Projeto veio para dar uma perspectiva nova para esses jovens”, disse ao comentar os impactos positivos na rotina de segurança das unidades.
Mocilayr Gunnar, gerente do Case Pitimbu, que fica em Parnamirim/RN, na Região Metropolitana de Natal, deu ênfase ao maior comprometimento dos socioeducandos em seguir as regras da unidade depois que passaram a frequentar as oficinas e participar de outras ações interdisciplinares. “Eles veem que isso vai gerar um bom relatório, um bom desenvolvimento, então, automaticamente, o Projeto, ele já trouxe uma sobreimplicação deles na dinâmica da própria unidade”, concluiu.
“É o nosso dever, enquanto SEDIS, enquanto Universidade, promover atividades como essa, que estimulem esses jovens a buscarem um futuro; nada mais justo que a gente possa fazer junto com o Centro da Educação; promover ações nesse sentido, a gente está muito feliz de poder contribuir, de alguma maneira, para a educação, principalmente para aqueles que não têm tanta possibilidade de acesso, como populações vulneráveis”, disse Kaline Sampaio, gerente de produção de Materiais Didáticos e de Comunicação da SEDIS/UFRN.
O vídeo, produzido no estúdio da SEDIS/UFRN, será editado pelos profissionais do Setor Audiovisual da Secretaria e exibido para os internos, familiares, equipes da Fundase e do Projeto durante uma programação que está sendo montada, com a data a ser confirmada posteriormente.
Sobre a Fundase
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) é um ente da administração indireta do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), responsável pela execução das medidas socioeducativas (em meio fechado) aplicadas aos adolescentes em conflito com a lei em todo o Estado.
No RN, são gerenciadas pela Fundase dez unidades nas cidades de Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró. Dessas, quatro são unidades de internação (Case), três são unidades de cumprimento de medida em semiliberdade (Casemi) e outras três são unidades de internação provisória (Casep), responsáveis pelo pronto atendimento dos adolescentes.
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