Revista científica traz reflexões sobre estágios na formação de professores nas licenciaturas EaD
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
A mais nova edição da Revista “Cadernos de Estágio” foi publicada recentemente e traz como tema central “Estágios Supervisionados Obrigatórios de Formação de Professores em Licenciaturas EaD”. Os professores vinculados aos quadros da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), Marcos Casado Saiande e Lilian Zaros de Medeiros, foram responsáveis pela organização do dossiê que reúne reflexões e experiências sobre a formação docente na Educação Básica dos que fazem cursos de licenciatura a distância nas instituições públicas de ensino superior.
A edição especial recebeu contribuições de todo o Brasil e conta com 08 artigos, 07 relatos de experiência e 02 poesias que abordam práticas pedagógicas, desafios sociais e logísticos, além de estratégias de articulação entre teoria e prática. Para a professora Lilian Zaros, que é coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFRN, a revista representou “uma oportunidade única para os nossos estudantes, para os supervisores de estágio, todos aqueles envolvidos na formação desses estudantes da EaD, olhando a área da licenciatura e da formação de professores”, enfatizou.
Já o professor Marcos Casado, que atua no Setor de Planejamento e Execução de Bolsas da SEDIS/UFRN, reforça que a proposta da revista é “facilitar o intercâmbio de dinâmicas e metodologias adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e pelas escolas campo de estágio, onde os estudantes da Educação a Distância adquirem experiências que levarão para suas carreiras profissionais”, destacou. A “Cadernos de Estágio” está disponível para acesso e pesquisa neste link, disponibilizado na página de Periódicos da UFRN.
Sobre a Revista
A Revista Cadernos de Estágio é um periódico científico de fluxo contínuo e publicação semestral, vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) do Centro de Educação (CE) da UFRN. A linha editorial da revista abriga produções crítico-reflexivas de natureza científica e artística sobre as diversas experiências construídas nos espaços dos Estágios Supervisionados de Formação de Professores curriculares. A edição piloto desse periódico nasceu em 2019 e, desde então, ela vem contribuindo com várias reflexões que fortalecem o processo formativo dos profissionais brasileiros da Educação.
Últimas notícias
1
Dirigentes do MEC realizam visita técnica à Secretaria de EaD da UFRN

1
Inscrições para concorrer a mais de 1,5 mil vagas de cursos gratuitos de graduação EaD da UFRN iniciam nesta segunda-feira (30)

1
Consepe aprova mais de 1,5 mil novas vagas para dez cursos de graduação a distância na UFRN
