Pesquisa propõe a autoavaliação das competências digitais de docentes da UFRN

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

No contexto acadêmico, as habilidades e conhecimentos relacionados ao uso eficaz das tecnologias digitais têm se mostrado um grande diferencial no processo de ensino e aprendizagem. A pandemia da covid-19 e, por consequência, a adoção do Ensino Remoto Emergencial exigiram adaptações rápidas nas práticas pedagógicas e nos formatos para ministrar aulas aos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Cerca de cinco após o início dessa grave crise sanitária, uma ferramenta interativa propõe que os docentes da UFRN façam uma autoavaliação sobre suas competências digitais.

Até o dia 12 de maio de 2025, prazo para a coleta de respostas, a intenção da pesquisa é alcançar cerca de 300 respondentes, de acordo com o professor Dennys Leite, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que integra a equipe que desenvolve esse estudo. Segundo Leite, os professores participantes não terão suas identidades reveladas, “são solicitadas informações como o SIAPE, mas por dois aspectos, primeiro, para a gente garantir que são professores da UFRN e para a gente identificar o departamento, a unidade acadêmica a qual aquela pessoa é vinculada, porque, depois, a gente pode pensar em ações estratificadas”, esclareceu.

O SIAPE é o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos que centraliza as informações dos servidores públicos federais. “O fornecimento do número de inscrição nesse sistema é a segurança mínima exigida para a comprovação de vínculo com a instituição de ensino”, reforça Dennys Leite. A coordenadora de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), Apuena Gomes, enfatiza que “esta pesquisa está baseada em um instrumento denominado ‘DigCompEdu’, que possui como objetivo permitir aos docentes da UFRN refletir sobre os seus pontos fortes e frágeis no uso de tecnologias digitais na educação”.

“Ao final do preenchimento da ferramenta interativa, eles receberão uma pontuação e a definição de seu nível de competência baseado no DigiCompEdu”, concluiu a professora que atua como coordenadora adjunta da pesquisa. O estudo é desenvolvido por meio de uma parceria entre a SEDIS/UFRN e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN). A secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, que coordena a pesquisa, destaca que “esse estudo possibilitará o desenvolvimento de novos recursos e tecnologias educacionais que possam ser utilizados nos processos formativos dos docentes da UFRN”.

Se você é docente da UFRN, clique aqui e participe da pesquisa. Qualquer dúvida sobre o preenchimento pode ser tirada por meio de mensagem eletrônica enviada para o e-mail da coordenação do estudo. Um vídeo foi produzido pelo Setor Audiovisual da SEDIS/UFRN para dar mais esclarecimentos. Confira!

Sobre o DigCompEdu

Essa ferramenta de autorreflexão baseia-se no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). O DigCompEdu descreve 22 (vinte e duas) competências que se organizam em 6 (seis) áreas. As competências são explicadas de acordo com seis níveis de proficiência diferentes (A1, A2, B1, B2, C1 e C2). O foco do DigCompEdu é apoiar e incentivar a utilização de ferramentas digitais para melhorar e inovar a educação.

 

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