Recém-formado do Curso de Educação Física EaD/UFRN recebe medalha de mérito acadêmico

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

As cerimônias virtuais de colação de grau dos cursos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (UFRN) reúnem estudantes de diversos polos do estado e de vários cursos superiores. Há 3 meses, durante uma dessas solenidades, Aldo Nicácio Barbosa Júnior, então acadêmico de Educação Física EaD, no Polo UAB/UFRN em Macaíba/RN, recebia, por meio de uma transmissão ao vivo, a notícia de que seria agraciado com a medalha do mérito acadêmico que, de acordo com o Regulamento dos Cursos da UFRN, é concedida “ao estudante de cada curso que obtiver o maior Índice de Eficiência Acadêmica Normalizado (IEAN), dentre os aptos à colação de grau em um determinado período letivo regular”.

Dias após essa solenidade virtual, ele compareceu ao Departamento de Educação Física (DEF/UFRN), em Natal/RN, para receber a medalha e o diploma que comprovam esse feito. “Este reconhecimento representa o culminar de meu esforço e dedicação ao longo da jornada acadêmica; é um orgulho pessoal e profissional, que valida meu compromisso com a excelência”, disse entusiasmo o agora licenciado em Educação Física pela Universidade. Em uma simples conversa, dá para perceber que a paixão pela Educação, como ferramenta de transformação social, sempre esteve presente em sua trajetória.

“Essa ė minha terceira graduação, sendo que ė a segunda a distância; a minha primeira foi no IFRN ‘presencial’, no Curso Superior de Tecnologia em Materiais, concluído no ano de 2004 e a segunda, na UFRN, no Curso de Pedagogia (EaD), concluído no ano de 2016”, comenta ao reforçar que todos esses “foram cursos desafiadores, mas gratificantes, pois pude conciliar estudos com outras responsabilidades”. Agora, motivado por esse triunfo, ele já faz planos para o futuro: “pretendo continuar meu desenvolvimento profissional, buscando especializações e, com isso, desenvolver projetos que ajudem e inspirem novas gerações”, declarou.

Foto com o “professor Simplício”, durante o estágio do Curso de Educação Física EaD/UFRN, em uma escola da rede pública. Arquivo Pessoal.

“Quero compartilhar meu conhecimento e habilidades para melhorar a Educação Física, promovendo a saúde, inclusão e acessibilidade”, concluiu, ratificando mais um exemplo bem-sucedido de como a Educação a Distância pública e gratuita na UFRN pode contribuir com a mudança de realidades e quebrar paradigmas.

Últimas notícias

1

Representantes da Capes discutem andamento de parcerias com a SEDIS/UFRN

1

Pesquisa vai investigar as competências digitais de servidores da UFRN

1

SEDIS/UFRN promove eventos virtuais com esclarecimentos sobre o Enade 2024