Enap discute parceria com a SEDIS/UFRN para a produção de cursos autoinstrucionais

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferta mais de 750 cursos de alto desempenho para a formação de habilidades nas várias áreas de conhecimento. Com quase quatro décadas de atuação, a Enap tem como principal missão: formar e desenvolver agentes públicos capazes de atuar de maneira inovadora, aprimorando, cada vez mais, a qualidade do serviço ofertado à sociedade. Na busca por novas parcerias, o diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Bráulio Figueiredo, visitou a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), na última quinta-feira (20), e discutiu com a Secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, uma cooperação técnica para oferecer cursos autoinstrucionais na plataforma EV.G.

O dirigente da Enap conheceu todos os processos envolvidos na produção de recursos educacionais digitais, de materiais educativos impressos, de produtos audiovisuais e, ainda, tirou dúvidas sobre o funcionamento dos ambientes virtuais de aprendizagem, que são customizados pela equipe transdisciplinar da SEDIS/UFRN e usados na oferta de cursos na modalidade a distância. A intenção é aproveitar as expertises acumuladas, ao longo dos mais de 20 anos de atuação da Secretaria, na produção de novos cursos destinados a atender às constantes demandas recebidas pela Enap em todo o território nacional.

De acordo com Bráulio Figueiredo, “essa visita técnica visa conhecer novas tecnologias, novos parceiros que podem contribuir, fundamentalmente, na cooperação, junto com a Enap, para o desenvolvimento desses cursos autoinstrucionais; a gente tem a necessidade de colocar cursos de qualidade na plataforma e permitir que o cidadão, de uma maneira geral, possa consumir todo esse conteúdo”, declarou. As equipes técnicas da Enap e da SEDIS/UFRN devem iniciar tratativas para alinhar objetivos em comum e firmar o acordo de cooperação técnica.

Em nome de toda equipe da SEDIS/UFRN, Carmem Rêgo agradeceu a visita e o interesse em firmar parceria: “é sempre muito gratificante e muito importante receber pessoas que queiram fazer visita técnica para conhecer o nosso trabalho; a gente tem o maior prazer de mostrar o nosso trabalho e compartilhar com esses outros órgãos públicos que, como nós, estão trabalhando para a qualificação, para a formação, na modalidade a distância, de gestores públicos e de sujeitos das mais diversas áreas do conhecimento”, finalizou a gestora da EaD na UFRN.

Cursos autoinstrucionais

Os cursos autoinstrucionais são aqueles disponibilizados em ambientes virtuais de aprendizagem, sem a necessidade do acompanhamento de um tutor. Com total autonomia e flexibilidade, o cursista dita o ritmo do seu percurso formativo, acessando os materiais e conteúdos disponíveis e, ainda, gerenciando o tempo para a execução das atividades propostas.

Últimas notícias

1

Pesquisa vai investigar as competências digitais de servidores da UFRN

1

SEDIS/UFRN promove eventos virtuais com esclarecimentos sobre o Enade 2024

1

Inovação Educacional em Matemática é tema de curso destinado a futuros professores