Representantes da UFRN, UFERSA, UERN e do IFRN discutem ações estratégicas para fortalecer a EaD pública no estado

Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN

Martins, cidade serrana do Alto Oeste Potiguar, distante cerca de 370 quilômetros de Natal/RN, recebeu, nos dias 22, 23 e 24 de abril de 2024, coordenadores de polos de Educação a Distância e dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior para participar do III Encontro de Polos e IPES da UAB do RN. As edições anteriores foram realizadas no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), portanto, essa é a primeira vez que um município do interior sedia o evento.

O encontro contou com a presença de representantes da UFRN, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). “A gente pensou em um encontro em que os polos mostrassem suas ações e seus planos estratégicos para os anos 2024 e 2025”, declarou Hélia Oliveira, coordenadora do Polo UAB de Martins/RN e presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo UAB (FecoUAB/RN).

Mesa de abertura com representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior. Foto: Bruno Cássio.

Durante os debates, foram discutidas ações interinstitucionais, em benefício dos acadêmicos e da comunidade que vive na região onde os polos funcionam. De acordo com a presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB das Instituições Públicas de Ensino Superior (ForUAB/Ipes), Edneide Bezerra, essa “é uma ação inédita, onde as quatro instituições que atuam no estado se reúnem para fazer um alinhamento das suas ações e, assim, fortalecer a EaD pública no estado”.

A programação abriu espaço para o compartilhamento de expertises para manter a frequência dos estudantes, como a realização de eventos de extensão, baseados em atividades pedagógicas e culturais. “A gente sabe que a presencialidade dos cursos a distância se efetiva no polo e esse polo precisa ser entendido como um espaço acadêmico que mobiliza o conhecimento e mobiliza a cultura local”, reforçou Carmem Rêgo, presidente da UniRede e secretária de EaD/UFRN.

Sessão de relatos de experiência sobre ações na EaD. Foto: Bruno Cássio.

Segundo Antônio Gomes Nunes, coordenador UAB na UFERSA, “esse é um momento ímpar, porque a gente discute como serão os próximos semestres e como diminuir a evasão nas instituições que oferecem o ensino a distância”. Giann Mendes Ribeiro, diretor de Educação a Distância da UERN, também destacou a relevância desse encontro que, segundo ele, serviu “para tratar das novas ofertas, da organização das vagas e de todo o Sistema UAB no estado”.

 

Últimas notícias

1

Pesquisa vai investigar as competências digitais de servidores da UFRN

1

SEDIS/UFRN promove eventos virtuais com esclarecimentos sobre o Enade 2024

1

Inovação Educacional em Matemática é tema de curso destinado a futuros professores