SEDIS/UFRN realiza campanha de doação de livros
Por Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN
Com a proximidade do Dia Internacional da Doação de Livros, celebrado em 14 de fevereiro, a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN) decidiu aproveitar a data para promover uma campanha de arrecadação de um dos itens fundamentais no desenvolvimento da cognição humana. Por meio das redes sociais, os integrantes da comunidade acadêmica e até do público externo à Universidade foram convidados a participar dessa iniciativa solidária. Com o tema “Doe livros e compartilhe saberes”, a ação vai receber doações durante o mês de fevereiro de 2024.
O ponto de coleta da campanha vai funcionar na sede da própria SEDIS/UFRN, que fica no Campus Central da UFRN, próximo à Capela Universitária. A ideia é que as pessoas aproveitem a oportunidade para conhecer onde funciona a Secretaria que atua com a gestão da Educação a Distância na Universidade. De acordo com a secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, “é importante fomentar a doação de livros novos e usados, pois eles podem fazer a diferença na vida de muita gente”. Carmem Rêgo aproveitou para destacar o destino das doações: “todos os livros arrecadados serão doados para a Escola Estadual Professora Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco, que fica em Ceará-Mirim/RN”.
A escola foi construída dentro do Assentamento Rosário, no município da Região Metropolitana de Natal/RN, e atende um público de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, atuando também com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Marta Pernambuco, que dá nome ao estabelecimento de ensino, faleceu em maio de 2018 e foi uma grande defensora da democratização do acesso à educação pública. Como professora titular do Centro de Educação e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da UFRN, orientou dissertações e teses, coordenou projetos e grupos de pesquisa nas áreas de ensino de ciências e propostas pedagógicas baseadas em Paulo Freire, dentre elas, educação ambiental, educação do campo e educação a distância.
A campanha, lançada na última quarta-feira (31), já começou a mobilizar doadores. A Biblioteca Setorial Veríssimo de Melo (BSVM) do Museu Câmara Cascudo (MCC) largou na frente e efetuou a doação de 13 caixas repletas de livros de literatura, didáticos e infantis. “Fiquei sabendo da campanha da SEDIS, através das redes sociais, e vamos dar nossa contribuição doando livros de diversas áreas; ajude também, se você tiver livros para doar”, declarou Cirlene Oliveira, bibliotecária da instituição. Confira o depoimento completo sobre a doação realizada.