Secretaria Adm.

(84) 3342.2250

Coord. SEDIS

UAB / Polos

DIV. Patrimônio

(84) 3342.2250 R. 119/120

Suporte TI

3342.2250 R. 110/112

AACC / Estágios

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícias gerais

Segunda, 29 Maio 2017

Conteudistas de cursos de extensão a distância da UFRN recebem treinamento

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Professores e técnicos com nível superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte participarão, durante dois dias, de um treinamento, no auditório da Secretaria de Educação a Distância da UFRN.

Eles tiveram suas propostas de cursos de formação continuada para professores e comunidade em geral aprovadas em uma seleção pública de cursos de extensão na modalidade a distância.

Foto SiteA intenção do treinamento promovido pela equipe da SEDIS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, é esclarecer aos conteudistas quais são as etapas de produção de conteúdos pedagógicos por meio do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Os cursos a distância devem ser oferecidos até 31 de dezembro de 2017 e serão apoiados por meio do Fundo de Apoio a Extensão (FAEX). A Secretaria de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, e a Pró-Reitora de Extensão da UFRN, Fátima Ximenes, deram as boas-vindas aos novos conteudistas.

As atividades referentes ao treinamento serão encerradas nesta quarta-feira (31).

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Segunda, 20 Fevereiro 2017

SEDIS abre seleção para facilitador pedagógico pelo Programa de Educação Permanente em Saúde da Família

Sedis Notícias Editais e concursos Notícias gerais, Silas

A Secretaria de Educação a Distância da UFRN torna público que abrirá inscrições, no período de 21 de fevereiro a 07 de março de 2017, para seleção de Facilitadores Pedagógicos para fins de atuação no curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade a distância desta Universidade.

Os interessados poderão obter mais informações acessando o edital n.º 01/2017 abaixo.

» Edital Nº 01

» Retificação do edital 02/2017

» Retificação do edital 03/2017

Resultado do deferimentos das inscrições do edital para Facilitadores Pedagógicos do curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade a distância.

Resultado preliminar da análise curricular do edital para Facilitadores Pedagógicos do curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade a distância.

Resultado da análise curricular do processo seletivo para facilitador pedagógico pelo Programa de Educação Permanente em Saúde da Família


Lista de candidatos que confirmaram presença na fase presencial do PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE FACILITADORES PEDAGÓGICOS e convocação de candidatos suplentes - PEPSUS.




A Comissão do Processo Seletivo para FACILITADOR PEDAGÓGICO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA – PEPSUS - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE A DISTÂNCIA no uso de suas atribuições, vem a público RETIFICAR o Resultado Preliminar para Facilitador Pedagógico divulgado no dia 22 de maio de 2017 por verificar que o cálculo final das notas obtidas pelos candidatos e divulgadas no referido documento não estava em acordo com os critérios de desempate pré-definidos e utilizados por esta Comissão", conforme termos do Edital nº 01 de 20 de fevereiro de 2017;"

 


 

Sexta, 07 Abril 2017

Setor de Acessibilidade da SEDIS ganha apoio para o trabalho de tradução de LIBRAS

Sedis Notícias Notícias gerais, SEDIS

Uma equipe composta por três profissionais se uniu, há dois meses, para atuar nos trabalhos que envolvem a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da UFRN.


Antes, esse trabalho contava com a colaboração de intérpretes ligados à Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Especiais (CAENE) e ao Curso Superior de Letras-Libras/Língua Portuguesa da UFRN. Agora, uma intérprete de LIBRAS vai atuar exclusivamente na SEDIS.
A intérprete Gisele Araújo será responsável pela tradução, em princípio, das videoaulas gravadas para os cursos a distância ofertados pela UFRN. De acordo com ela, é preciso estudar muito os roteiros dessas produções audiovisuais, conhecer todas as palavras usadas e, em alguns casos, criar sinais para melhorar a compreensão dos acadêmicos surdos.


Para o sucesso dessa atividade, Gisele contará com o apoio de um professor surdo e uma revisora que atuam na área de LIBRAS. Flávia Roldan será a responsável pela revisão dos materiais traduzidos. Segundo Flávia, é necessário entender todo o contexto que envolve o material que passou por tradução, analisando cada sinal e cada expressão.


Já Rafael Emil vai atuar como um consultor. Ele é surdo e atualmente exerce a função de professor da disciplina de LIBRAS, no Campus da UFRN em Currais Novos. Tudo o que for traduzido para a Língua Brasileira de Sinais vai passar pelo crivo dele para ser validado.
Com esse reforço, o Setor de Acessibilidade da SEDIS espera continuar com a missão de incluir as pessoas surdas ou com baixa audição em um mundo de novas possibilidades de conhecimento e aprendizagem.


Acessibilidade Libras SITE
Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Sexta, 31 Março 2017

NOTA DE PESAR

Sedis Notícias Notícias gerais, Silas

A SEDIS amanheceu mais triste hoje. Começamos o dia com a notícia do falecimento do filho de nosso funcionário, Bethowen Padilha, uma criança de apenas 4 anos, JOÃO CARLOS, que parte tão prematuramente. João Carlos era conhecido de todos nós, protagonizou momentos muito alegres junto com o pai em nossa última confraternização. A imagem que ficará em nossa lembrança é de um pequeno mágico, contador de piadas, cantor mirim, que espalhou alegria por onde passou. Nesse momento de dor, nós nos solidarizamos com a família e pedimos força para enfrentar este dia tão difícil.

Quarta, 29 Março 2017

Abertas as inscrições para apresentação de propostas de cursos de extensão a distância em Polos da UFRN

Sedis Notícias Editais e concursos Notícias gerais, Sedis

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS, realiza uma chamada pública para a apresentação de propostas de cursos de extensão a ser oferecidos na modalidade a distância, com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

A intenção é selecionar propostas que serão apoiadas por meio do Fundo de Apoio a Extensão (FAEX) e executadas até 31 de dezembro de 2017. Um dos principais objetivos dessa iniciativa é oferecer formação continuada para egressos das licenciaturas na modalidade EaD, preferencialmente graduados, nos polos de educação a distância da UFRN.

Serão permitidos dois formatos de propostas: Cursos de Formação Continuada para professores e Cursos abertos à comunidade em geral. Para participar da chamada pública, os interessados devem acessar o formulário disponível no SIGAA <www.sigaa.ufrn.br>.

O período para submissão vai até o dia 19 de abril de 2017. Outros detalhes você encontrará no Edital disponível aqui.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Segunda, 27 Março 2017

Comperve publica edital com 1.610 vagas para cursos de Bacharelado e Licenciatura na modalidade a distância

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

O Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) publicou edital com a abertura de 1.610 (um mil, seiscentas e dez) vagas para cursos de Bacharelado e Licenciatura, na modalidade de Educação a Distância.

As provas do Processo Seletivo para Educação Superior a Distância da UFRN (Vestibular a Distância), com ingresso no segundo semestre letivo do ano de 2017, serão aplicadas, simultaneamente, nos polos de apoio presencial distribuídos no Estado do Rio Grande do Norte, abrangerá os conhecimentos comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio.

Podem participar do Processo Seletivo portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou curso equivalente) e professores em exercício nas redes públicas de ensino. Esses últimos terão 50% das vagas reservadas.

As vagas ofertadas são para os cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras – Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química. Essas vagas serão distribuídas para os polos de Caicó, Guamaré, Currais Novos, Macau, Lajes, São Gonçalo do Amarante, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins e Nova Cruz.

A inscrição será realizada, exclusivamente, via Internet, a partir das 8h00min do dia 10 de abril até às 23h59min do dia 02 de maio de 2017. Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do Formulário de Inscrição. A taxa de inscrição será no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

No site da Comperve: www.comperve.ufrn.br estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição.

Segunda, 27 Março 2017

Estão abertas as inscrições, de 14 de março a 18 de abril, para o curso EAD "A crise da sociedade salarial. Que trabalho para que sociedade?"

Sedis Notícias Editais e concursos Notícias gerais, Sedis

O curso acontecerá de 01 de maio a 02 de julho de 2017 e oferecerá certificado de extensão.

Objetivo: Compreender, interpretar e debater a crise da sociedade do trabalho contemporânea.

Clique aqui para se inscrever

 

Segunda, 20 Março 2017

Setor de Acessibilidade da SEDIS promove Curso de Locução

Sedis Notícias Notícias gerais, Sedis

Colaboradores da Secretaria de Educação a Distância da UFRN e da Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – CAENE participaram, na manhã desta segunda-feira (20), da aula inaugural do Curso de Locução. A iniciativa é promovida pelo Setor de Acessibilidade da SEDIS.

Entre os objetivos da ação estão: promover a reflexão e a vivência do estudo da voz humana como uma necessidade e como um fator de saúde, além de exercitar técnicas para o melhor desempenho da voz. Ou seja, permitir que os alunos possam ter o domínio sobre os recursos vocais que possuem.

Curso Locução Foto

De acordo com o professor Jefferson Fernandes, coordenador do Setor de Acessibilidade da SEDIS, esse trabalho vai contribuir com a formação de um banco de voz que será utilizado em demandas internas da UFRN, como por exemplo, a locução audiodescritiva, empregada em materiais audiovisuais.

Quem ministrará o curso, com uma carga horária de 20 horas/aula, será Mayra Montenegro, professora da área de Expressão Vocal na Licenciatura em Teatro, do Departamento de Artes da UFRN. Além de mestre em Artes Cênicas pela Instituição, ela tem experiência como atriz e cantora.

Fonte: Equipe de Comunicação da SEDIS/UFRN

Ambiente virtual

Polos de apoio