Suporte

Perguntas frequentes

Abaixo listamos as principais dúvidas sobre o Ambiente Virtual Mandacaru.

Acesso ao AVA

Primeiro acesso
  1. Para obter êxito, preencha os campos de “Usuário” e “Senha” com o número do seu CPF (Sem pontos / traços). Por segurança, prossiga na página seguinte para redefinir a sua senha;
  2. Em caso de dificuldade, orientamos que entre em contato conosco (sedis.suporte@gmail.com)
Esqueci minha senha. Como recuperar?
  1. Na tela inicial (login), clique em “Esqueci minha senha”;
  2. Preencha um dos campos de busca: “Buscar por identificação de usuário” ou “Buscar pelo endereço de email”;
  3. Se a sua conta for encontrada no banco de dados, um email será enviado para o seu endereço de email cadastrado, com as instruções sobre como restabelecer seu acesso.
  4. Em caso de dificuldade, orientamos que entre em contato conosco, por meio do seguinte endereço eletrônico: sedis.suporte@gmail.com
Preciso mudar meu email cadastrado no AVA
  1. Após o login, clique em cima do seu nome, posicionado no canto superior direito;
  2. Em seguida, clique em “Preferências” e depois em “Modificar perfil”;
  3. Realize a atualização do seu endereço de email no campo de texto correspondente e em seguida clique em “Atualizar perfil”, localizado no final da página.

Conteúdo do curso

Está faltando material didático!
  1. Contate a equipe de suporte AVA, por meio do seguinte endereço eletrônico: sedis.suporte@gmail.com
O curso está sem imagem na listagem, o que fazer?
  1. Contate a equipe de suporte AVA, por meio do seguinte endereço eletrônico: sedis.suporte@gmail.com
Como importar o conteúdo de uma disciplina já ministrada anteriormente?
  1. É necessário contatar a equipe de suporte AVA, por meio do seguinte endereço eletrônico: sedis.suporte@gmail.com. No corpo do e-mail, informe o nome da disciplina e o semestre da oferta anterior no qual deseja realizar o backup/restauração do conteúdo.

Outras dúvidas

Encontrei um erro em um dos cursos e/ou disciplina
  1. Para erros técnicos, é necessário contatar a equipe de suporte AVA, por meio do seguinte endereço eletrônico: sedis.suporte@gmail.com
Como faço para solicitar um treinamento à equipe técnica do Moodle Acadêmico?
  1. Entre em contato com o secretário do seu curso e solicite a formação.
Minha dúvida é outra
  1. Neste caso, você pode utilizar nosso Suporte que irá lhe ajudar a esclarecer suas dúvidas ou entrar em contato conosco.

Cadastro no Ambiente Virtual

Como é o primeiro acesso no Moodle mandacaru?
  1. Na tela inicial, escolha qual a opção desejada de login: “Entrar com Sigaa” ou utilizar as credenciais do AVA Mandacaru;
  2. Para acessar com o seu login do Sigaa, basta selecionar em “Entrar com Sigaa” e preencher os campos de “Nome de usuário” e “Senha”;
  3. Para acessar utilizando as credenciais do AVA Mandacaru, preencha o campo “Usuário” com o número da sua matrícula, e o campo “Senha” com os dígitos recebidos no e-mail de orientações iniciais de acesso. Por segurança, prossiga na mesma página, para finalizar a redefinição da senha. Preencha os campos de “Senha atual”, “Nova senha” e “Nova senha (novamente)” e grave as alterações em “Salvar Mudanças”;
  4. Em caso de não recebimento do e-mail contendo as orientações iniciais de acesso, clique na opção “Esqueci minha senha”.
Como faço para saber quais disciplinas estou matriculado no semestre?

Primeiro, você precisa logar no ambiente virtual. Na página inicial, denominada por “Painel do usuário”, é possível identificar uma seção denominada por “Minhas disciplinas”, abaixo ficará a listagem de todas as disciplinas cadastradas para o seu usuário. Caso a listagem esteja incompatível com o seu atestado de matrícula, obtido via SIGAA, basta contatar a equipe de suporte AVA, por meio do seguinte endereço eletrônico: sedis.suporte@gmail.com

Como faço para obter o Plano pedagógico do meu curso?

Para obter o Plano pedagógico do curso, o discente deverá acessar à sala virtual da Coordenadoria Pedagógica. O documento estará disponível para download no tópico “DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA O ALUNO”.

Acesso ao AVA

Como proceder em caso de perda de senha para acesso ao Moodle?
  1. Na tela inicial (login), clique em “Esqueci minha senha”;
  2. Preencha um dos campos de busca desejado: “Buscar por identificação de usuário” ou “Buscar pelo endereço de email”;
  3. Se a sua conta for encontrada no banco de dados, um email será enviado para o seu endereço de email cadastrado, com as instruções sobre como restabelecer seu acesso.
  4. Em caso de dificuldade, orientamos que entre em contato conosco (sedis.suporte@gmail.com)

Customização de perfil

Como adicionar a minha foto de perfil?
  1. Após o login, clique em cima do seu nome, posicionado no canto superior direito;
  2. Em seguida, clique em “Preferências” e depois em “Modificar perfil”;
  3. No campo “Imagem do usuário”, localize a opção de realizar o upload da sua nova imagem;
  4. Para gravar as alterações, basta clicar em “Atualizar perfil”, localizado no final da página.
Como modifico a minha senha?
  1. Após o login, clique em cima do seu nome, posicionado no canto superior direito;
  2. Em seguida, clique em “Preferências” e depois em “Mudar a senha”;
  3. Preencha os campos de “Senha atual”, “Nova senha” e “Nova senha (novamente)” e grave as alterações em “Salvar Mudanças”;

Customização de perfil

Como faço para enviar uma mensagem para outro usuário(a) no Mandacaru?

Para enviar mensagem, basta clicar no ícone balão de conversa, que fica localizado próximo da imagem ou avatar do usuário.

Como faço para saber quem é o coordenador do meu curso?

É possível identificar o coordenador, acessando a página virtual da Coordenação do curso.

Como faço para saber quem é o secretário do meu curso?

É possível identificar o secretário, acessando a página virtual da Coordenação do curso.

Outras dúvidas

Depois de concluir o curso, continuarei tendo acesso aos conteúdos?

No momento, por decisão da Coordenação Acadêmica, somente os docentes possuem esse acesso.

SEDIS – UFRN – Campus Universitário – Praça Cívica – Natal/RN – CEP 59.078-970 – (84) 3342-2250