SEDIS/UFRN produz 10 publicações com alternativas pedagógicas diante do distanciamento social - Sedis

17 de março de 2021

Há um ano, a pandemia da covid-19 provocou a quebra de paradigmas dos que atuam com a educação presencial no Ensino Superior. Para a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), que há 17 anos atua com o fomento da EaD e o estímulo ao uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino e aprendizagem, era o momento de compartilhar expertises e auxiliar unidades acadêmicas da UFRN em novos desafios.

A adoção do Ensino Remoto Emergencial pela administração superior da UFRN, como alternativa às medidas de distanciamento social, mobilizou profissionais da SEDIS/UFRN em várias frentes de atuação. Como resultado, foram elaborados cursos a distância para ambientes virtuais de aprendizagem (AVASUS, AVAProgesp/UFRN e AVAProex/UFRN) e houve a produção de Cadernos de Ensino Mediado por TIC, as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação.

De acordo com a Secretária de EaD da UFRN, Carmem Rêgo, “essa foi uma solução encontrada para atender as necessidades dos cursos presenciais na manutenção das suas rotinas educacionais e a SEDIS se prontificou em dar esse suporte”. Ela esclareceu ainda que o Ensino Remoto Emergencial também é baseado em ferramentas tecnológicas, mas ao contrário da modalidade de ensino a distância, as aulas e atividades remotas são aplicadas por um período de tempo específico.

De março de 2020 para cá, foram produzidos 10 Cadernos de Ensino Mediado por TIC. Essas publicações nortearam as práticas pedagógicas de docentes, não apenas da UFRN mas também de outros lugares do Brasil. Esses conteúdos estão disponíveis no eduCAPES, portal mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação.

O Caderno de número 10, publicado recentemente, com o tema: “Proposições e tutoriais para o uso de Recursos Digitais em aulas remotas”, surgiu a partir de um projeto de extensão coordenado pela professora Letícia dos Santos Carvalho, responsável por disciplinas da área de Educação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), instalada em novembro do ano passado, em Currais Novos.

Segundo Letícia Carvalho, o projeto “A utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na elaboração de produtos didáticos” apoiou a formação inicial e continuada de professores, na construção de atividades alinhadas à realidade escolar. O Caderno 10, elaborado com a colaboração de 3 estudantes da Graduação, ajuda no processo de desenvolvimento de atividades escolares em um mundo, cada vez mais, conectado por ferramentas digitais.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Tags: , , ,

Categoria: educação digital, ensino remoto, especial, notícias, parceria, UFRN