Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN oferta curso on-line sobre Educação Inclusiva - Sedis

28 de agosto de 2020

A pandemia da covid-19 provocou alterações nas rotinas de trabalho e de estudos de milhões de pessoas, em todo o Brasil. Em terras potiguares, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem adotado várias estratégias, dentro do contexto do Ensino Remoto Emergencial, para minimizar os impactos dessas mudanças nas atividades acadêmicas.

Com esse objetivo, será ofertado mais um curso de qualificação, desta vez, tendo como temática central os “Novos Cenários da Educação Inclusiva no Contexto da Pandemia Covid-19”. A oferta é da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN e conta com apoio da Secretaria de Educação a Distância da Universidade e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP/UFRN).

O Professor Ricardo Lins, Secretário de Inclusão e Acessibilidade da UFRN e Coordenador do Curso, falou sobre essa iniciativa: “a gente espera contribuir para que os docentes, os servidores, de uma maneira geral, possam conhecer um pouco mais sobre a discussão do Desenho Universal para Aprendizagem nessa perspectiva do ensino on-line, entendendo questões que são importantes, ao discutir acessibilidade no meio virtual”.

Ainda segundo Ricardo Lins, no curso, que terá duração de 20 horas, sendo 10 síncronas e 10 assíncronas, os professores podem ter, em suas turmas virtuais, alunos cegos, surdos, surdo-cegos, com déficit de atenção, com transtornos de saúde mental e, por esse motivo, precisam estar preparados para estimular a participação efetiva desses estudantes nas atividades remotas.

Para os interessados em participar, as inscrições estão abertas e devem ser efetuadas no SIGRH, até a terça-feira, 1º de setembro de 2020. Basta seguir esse caminho: Menu > Servidor > Capacitação > Inscrições > Realizar Inscrição. As aulas remotas serão ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da PROGESP, o AVAProgesp. A atividade, que marca o início do curso, poderá ser acompanhada pelo público externo.

Na webconferência de abertura, a convidada especial será a Professora Márcia Denise Pletsch, doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora Associada do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O evento, mediado pelo Coordenador de Design da Superintendência de Informática (SINFO/UFRN), André Grilo, será transmitido pelo Canal da SEDIS no YouTube, na próxima quinta-feira (3), a partir das 10 horas.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: covid-19, curso, educação digital, ensino remoto, notícias, UFRN