Secretária de EaD da UFRN discute parcerias com Universidade Aberta de Portugal - Sedis

Secretária de EaD da UFRN discute parcerias com Universidade Aberta de Portugal

28 de janeiro de 2022

A Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Carmem Rêgo, desembarcou, recentemente de Lisboa, onde participou de uma extensa agenda de trabalho com a finalidade de fortalecer parcerias com a Universidade Aberta (UAb) de Portugal. Fundada em 1988, a UAb é a única instituição de ensino superior público a distância daquele país.

Desde 2018, a UFRN desenvolve um trabalho colaborativo com a Universidade Aberta de Portugal. Segundo Carmem Rêgo, nas conversas com a reitora da instituição portuguesa, Carla Padrel, foi discutida a adesão da UAb ao Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual Discente, coordenado pela Associação Universidade em Rede (UniRede) e que tem a UFRN como uma das signatárias.

Ainda de acordo com a Secretária de EaD da UFRN, foram firmados compromissos para o ingresso da universidade brasileira na Associação de Educação a Distância dos Países de Língua Portuguesa e para o desenvolvimento de novos Cursos On-line Abertos e Massivos (tradução da sigla em inglês MOOC) pelas duas instituições. “A UAb é reconhecidamente uma das mais importantes da União Europeia e os acordos de cooperações bilaterais trazem resultados relevantes para o ensino e pesquisa das duas universidades”, concluiu Carmem Rêgo.

Além dessas ações, a Secretária de EaD da UFRN fez parte da comitiva, liderada pelo diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), Ricardo Valentim, que contribuiu com a avaliação da Cooperação Internacional com a UAb/PT, no âmbito do Projeto “Sífilis Não!”, executado pelo Lais/UFRN, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Valentim é coordenador-geral do projeto, enquanto Carmem Rêgo é a vice.

A reitora da UAb/PT, Carla Padrel, destaca que as áreas de saúde e de sustentabilidade têm sido exploradas nessa relação com a UFRN, seja nos cursos em formato de MOOC, seja nos cursos de mestrado e de doutorado. Para a dirigente portuguesa, “estas formações avançadas de caráter inovador e global emergem do espaço intelectual e acadêmico luso-brasileiro, constituindo-se como excelentes exemplos do valor científico e humano da cooperação transatlântica, entre duas instituições para as quais a educação a distância é um fator de proximidade”.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, especial, notícias, parceria, portugal, UAb/PT, UFRN