Reitor da UFRN reforça papel estratégico da Educação a Distância para o Rio Grande do Norte - Sedis

5 de junho de 2023

Carmem Rêgo e Ione Morais foram, mais uma vez, apresentadas, à comunidade acadêmica e à sociedade potiguar, como responsáveis pelo gerenciamento da Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EaD/UFRN). O novo período administrativo inicia em 2023 e vai até 2027. Durante a cerimônia, que marcou o começo da nova Gestão da Administração Central da Universidade, realizada na última sexta-feira (02), no Auditório da Reitoria da UFRN, as professoras falaram sobre os próximos desafios e relembraram os que foram enfrentados nos últimos anos.

Registro do público presente no Auditório da Reitoria da UFRN. Foto: Bethowen Padilha.

De acordo com a Secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, a educação mediada por tecnologias teve um papel relevante durante a pandemia da covid-19. “Nós tivemos muitos desafios para possibilitar a formação para professores e servidores da UFRN, além de educadores da rede pública de ensino”, declarou ao recordar a implantação do Ensino Remoto Emergencial, como alternativa às aulas presenciais, e os cursos de extensão ofertados por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. “Temos uma grande motivação para continuar militando por essa modalidade de ensino que possibilita a democratização da educação superior, principalmente, para as pessoas que moram nos rincões do Rio Grande do Norte”, concluiu.

Segundo a Secretária Adjunta de EaD/UFRN, Ione Morais, essas e outras iniciativas fazem, da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), uma referência para as demais instituições de ensino do Brasil: “elas sempre nos procuram, considerando não só o nosso pioneirismo, mas a qualidade do trabalho que nós conseguimos realizar na UFRN”, enfatizou. Ione Morais reforça que o uso da educação mediada por tecnologias “não é um modismo, mas um elemento da cultura contemporânea, baseado na cultura digital, e nós queremos continuar com a mesma motivação que assumimos na primeira gestão”, enfatiza.

Atualmente, com o apoio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UFRN mantém cinco Polos de Apoio Presencial nos municípios de Nova Cruz, Macau, Caicó, Currais Novos e Macaíba. Em parceria com as prefeituras municipais e o Programa UAB, outras cidades do Rio Grande do Norte também são beneficiadas com cursos de graduação EaD. Os polos estão distribuídos nas regiões: Oeste Potiguar (Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins e Caraúbas); Costa Branca (Guamaré); Central (Lajes) e Metropolitana de Natal (São Gonçalo do Amarante e Parnamirim).

Integrantes da Gestão da Administração Central da UFRN (2023-2027). Foto: Bethowen Padilha.

“A Educação a Distância é uma parte muito importante, no cumprimento da missão institucional, porque através da Educação a Distância, a Universidade consegue chegar a mais pessoas. Pessoas que sem o formato a distância, talvez, não conseguiriam, por diversas razões, seguir no formato puramente presencial”, disse o reitor José Daniel Diniz Melo, que assume o seu segundo mandato com a expectativa de manter o apoio à expansão dessa modalidade de ensino no Rio Grande do Norte.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, notícias, parceria, UFRN