Natal ganhará um Jardim Sensorial durante o encerramento do Circuito Outubro Urbano do Programa ONU-Habitat - Sedis

21 de outubro de 2019

A capital do Rio Grande do Norte está no mapa das atividades do Circuito Outubro Urbano do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) 2019. No dia 31 de outubro, Dia Mundial das Cidades, será inaugurado, dentro do Parque das Ciências, no Museu Câmara Cascudo, em Natal, um Jardim Sensorial.

A inauguração desse Jardim Sensorial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte faz parte do evento: “Educação, Inovação e Inclusão: iniciativas para a promoção da sustentabilidade”. Essa programação na cidade de Natal é resultado de iniciativa em rede de algumas universidades do Nordeste Brasileiro (UFC, UFCA, UFRN e UFOB), a partir da Rede de Cooperação e Estudos em Sustentabilidade, Inovação e Políticas Públicas (RESIPP).

Segundo uma das Coordenadoras do Parque das Ciências, Magnólia Araújo, esse tipo de Jardim já existe em algumas capitais brasileiras e faz parte de uma proposta de inclusão social, especialmente para pessoas cegas. Ainda de acordo com a professora Magnólia Araújo, no Jardim, os visitantes serão encorajados a tocar, cheirar, saborear e interagir com o ambiente ao seu redor.

As pessoas que não possuem deficiência visual, os chamados videntes, também poderão usufruir desse espaço de experimentos e aprendizado, pois além de estimular os sentidos, a intenção é despertar o sentimento de respeito e de proteção pela natureza e, dessa forma, multiplicar os ensinamentos relacionados à consciência ambiental.

Além da abertura do Jardim Sensorial aos visitantes, prevista para ocorrer a partir das 8h30 da manhã, do último dia do mês de outubro, a programação será composta por um painel para compartilhamento de iniciativas de inclusão e inovação no contexto educacional e museal e por dois cursos práticos.

Para outros detalhes, acesse o link do evento no SIGAA/UFRN.

Fonte: Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Categoria: evento, notícias, parceria