Livro sobre a trajetória de formação dos professores será lançado na próxima quarta-feira (15) - Sedis

10 de setembro de 2021

Quais caminhos os professores percorrem até conquistar sua formação acadêmica e profissional? Essa é apenas uma das reflexões que são abordadas no livro “Construindo o Ser Professor: (geo)grafias da trajetória de vida”, de autoria da professora do Departamento de Geografia da UFRN, Ione Morais, que também é Secretária Adjunta de Educação a Distância da Universidade.

A obra, segundo a autora, “é resultado da pesquisa desenvolvida para fins de elaboração do Memorial submetido ao processo relativo à promoção para a Classe E, como Professora Titular da UFRN”. A escrita memorialista foi produzida ao longo de seis meses, entre novembro de 2019 e abril de 2020, ou seja, sua conclusão ocorreu em meio ao primeiro mês de declaração da pandemia da covid-19.

Ainda de acordo com Ione Morais, o conteúdo do livro aborda a “História de Vida de Professor”, a partir de uma narrativa dos itinerários percorridos em busca dessa construção, nesse trajeto, há uma conexão com pessoas, com eventos e com espaços geográficos. A expectativa é de que todas as pessoas que têm o magistério como ofício ou mesmo os que ainda estão em formação acadêmica possam se reconhecer nessa escrita.

Lançamento

O livro “Construindo o Ser Professor: (geo)grafias da trajetória de vida” será lançado na próxima quarta-feira (15), a partir das 19h, por meio de uma transmissão ao vivo no Canal da Editora SertãoCult, no YouTube. Na programação, está prevista uma palestra com o tema “Memorial Acadêmico: (geo)grafias da trajetória de vida” e ainda a participação da professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jussara Portugal.

A convidada, Jussara Portugal, assina o prefácio da obra e destaca “em muitos momentos, durante a leitura atenta à sua escrita, me vi na narrativa da sua história. As suas memórias evocadas com muitos e pequenos detalhes, muitas vezes cruzavam com as que guardo no meu baú”. Os interessados em participar do evento virtual devem ser inscrever neste link, com direito a certificado de atividade de extensão.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN

Categoria: evento, histórias da EaD, lançamento, notícias