Ex-alunos dos polos de Caicó e Currais Novos recebem reconhecimento máximo da UFRN - Sedis

13 de maio de 2022

“O maior desafio foi ter de conciliar trabalho, estudos e cuidados com a família. Trabalho dois expedientes e tenho um filho de 2 anos, estudava muitas vezes de madrugada ou quando meu filho dormia à noite”, esse é o relato de Ana Paula Dantas da Silva. Nascida em Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, aos 32 anos de idade, ela acaba de concretizar um objetivo antigo: concluir o Curso de Licenciatura em Letras a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A maratona diária de Ana Paula, ex-aluna do polo de Caicó, foi recompensada. Na colação de grau, realizada no mês passado, ela recebeu a láurea acadêmica, o reconhecimento máximo da UFRN para os estudantes que mais se destacaram ao longo do curso de graduação. “Não sei nem expressar com palavras o que senti naquele momento. Caí em lágrimas mesmo, passei por muitas dificuldades durante o curso, muitas coisas me fizeram pensar em desistir. Ser laureada em um curso que sempre sonhei em fazer foi a melhor sensação do mundo”, comentou ao recordar a noite da sua formatura.

Ao pensar no futuro da carreira profissional e acadêmica, ela conta que já iniciou uma especialização e pretende cursar mestrado e doutorado: “ser professor é um desafio em um país que não valoriza a educação, é necessário sempre estar atualizado e buscar novos conhecimentos e pretendo voltar à universidade como professora para retribuir todo o aprendizado que adquiri”, concluiu emocionada.

EaD como ferramenta de transformação

“A EaD na minha vida foi uma ferramenta importantíssima para a realização de um sonho de criança, sempre fui um amante das práticas esportivas, pois sei que o esporte transforma vidas, realiza sonhos e forma cidadãos que contribuem para uma sociedade mais justa, igualitária e harmoniosa”, é dessa forma que Aluísio Rodrigues Júnior, de 36 anos de idade, define o papel transformador da Educação a Distância na vida dela.

Natural de Campo Redondo/RN, Júnior Rodrigues, como é mais conhecido, concluiu o curso de Licenciatura em Educação Física pelo polo da UFRN em Currais Novos. Assim como Ana Paula, ele também recebeu a láurea acadêmica, em abril de 2022: “o filme com todos os enredos passa em sua cabeça, as dificuldades, os desafios e os medos, mas também passam os momentos de felicidades, as amizades construídas e os conhecimentos adquiridos”.

De acordo com o, agora, Educador Físico, “a responsabilidade de ser um agente formador aumenta o desafio e gera expectativas positivas para o futuro, vou procurar ser um profissional que vai desenvolver um trabalho da cultura corporal do movimento no desenvolvimento integral do individuo”.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, especial, histórias da EaD, UFRN