Ex-acadêmico de Química EaD/UFRN faz descoberta inovadora e realiza estágio doutoral na Espanha - Sedis

25 de janeiro de 2023

Os cursos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm contribuído com a construção de carreiras acadêmicas de sucesso. Destacaremos alguns exemplos recentes registrados em dois diferentes Polos de Apoio Presencial. O primeiro deles vem lá de Currais Novos/RN, na Região Seridó do estado. O outro caso bem-sucedido é o de dois ex-alunos do polo de Nova Cruz/RN. Em lugares distantes dos grandes centros urbanos, a graduação a distância permite aos alunos a otimização do tempo disponível para trabalho e estudo e, de maneira simultânea, desperta, no estudante, o senso de organização de tarefas.

Aos 32 anos de idade, o ex-aluno de Química EaD, do polo de Currais Novos/RN, Renato Dantas de Medeiros, celebra os resultados de sua pesquisa de doutorado: “desenvolvemos uma nova formulação ginecológica, em forma de hidrogel, para o tratamento de candidíase vaginal”. Esse tipo de infecção é causado pelo fungo Candida, que se aloja na região da vagina, provocando coceira, secreção e inflamação. Ainda de acordo com o pesquisador, “a formulação contém como ingrediente farmacêutico ativo (IFA), o extrato das cascas do caule da imburana, árvore nativa do bioma caatinga, concentrado no Nordeste brasileiro.

A descoberta teve o pedido de patente depositado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e consolida uma trajetória iniciada na graduação, concluída em 2014, na UFRN, com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, pelo Programa de Licenciaturas Internacionais. Hoje, Renato Medeiros colhe os frutos da dedicação à rotina de estudos. Atualmente, ele é doutorando do curso de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos pela UFRN e realiza estágio doutoral na Universidad Complutense de Madrid (UCM), na Espanha.

Com previsão de retorno ao Brasil em maio de 2023, Renato destaca a contribuição da graduação a distância para suas conquistas: “o curso de Química EaD/UFRN me deu suporte pedagógico e infraestrutura necessária para ingressar na formação inicial de professor, por meio da bolsa de monitoria no laboratório de Química do Polo de Currais Novos/RN e, também, na pesquisa, por meio da realização da graduação sanduíche na Universidade de Coimbra, em Portugal”. Pelas expertises acumuladas, ele se tornou revisor de artigos publicados na Revista internacional Scientific Reports, do grupo Nature.

A professora do Departamento de Farmácia da UFRN, Silvana Zucolotto, acompanha Renato há alguns anos e, atualmente, coordena a pesquisa desenvolvida pelo doutorando. De acordo com ela: “desde a seleção do mestrado, ele se destacou, se esforçou muito para entender a parte de medicamentos, hoje, eu falo que ele é um químico que entende muito da área farmacêutica, ele é independente, tem ideias e maturidade científica”.

Em nossa próxima reportagem, contaremos a história de dois ex-alunos de Química do polo de Nova Cruz/RN que fizeram parte da primeira turma do curso e que se reencontraram para desenvolver pesquisa aplicada.

Bruno Cássio – Assessor de Comunicação da SEDIS/UFRN.

Categoria: ciência, educação a distância, especial, histórias da EaD, notícias, UFRN