Estudante com baixa visão supera dificuldades e conclui curso de História EaD na UFRN - Sedis

5 de fevereiro de 2021

Aos 58 anos de idade, Josimar Tavares de Medeiros, morador de Florânia, na Região Seridó Potiguar, distante cerca de 220 quilômetros de Natal, realizou um sonho antigo: a conclusão do curso de História a distância. “Se você tem um sonho, lute, não desista, devemos sempre olhar em frente”, enfatiza o aluno do polo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Currais Novos, que, há 20 anos, convive com complicações do diabetes, a principal delas é a baixa visão.

Com o objetivo de auxiliar estudantes que possuem algum tipo de deficiência, em 2013, foi criado o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN). “A acessibilidade da SEDIS foi muito importante na conclusão dessa graduação, além do problema de saúde, tinha grandes dificuldades para o uso da internet, a equipe me trouxe esperança, proporcionando novas possibilidades”, comentou Josimar, ao falar sobre o apoio que recebeu ao longo da graduação EaD.

Apoio essencial

Para Elizabeth Ferreira, designer educacional e gerente de fluxo do Setor de Acessibilidade da SEDIS/UFRN, “o êxito de Josimar na Graduação mostra que, além da adaptação de materiais didáticos, fazemos também um trabalho de acolhimento e de motivação junto a esses estudantes que, muitas vezes, ficam desamparados dentro de um ambiente acadêmico”. Ao todo, 19 discentes são atendidos, atualmente, pelo Setor.

A partir do apoio recebido, as dificuldades com a baixa visão não foram capazes de impedir a definição de novas metas para o futuro de Josimar: “diante dos conhecimentos adquiridos, cresceu, ainda mais, o meu interesse na preservação da história do meu município”, declarou o historiador. Nos próximos dias, ele colocará em prática o Projeto “Nossa História em Cores”, com a realização de oficinas de educação patrimonial para crianças e jovens, resgate dos folguedos populares e da culinária regional.

EaD aproxima

Nesta sexta-feira (5), será realizada, a partir das 18h, a Colação de Grau Coletiva Virtual de alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química dos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Lajes, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. A solenidade será transmitida pelo Canal da SEDIS no YouTube.

Josimar Medeiros é um dos formandos que estavam ansiosos para a chegada desse momento. Para a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, a formatura de novos alunos em cursos de Graduação EaD representa a inclusão social de pessoas que não teriam condições de frequentar o espaço acadêmico, por conta da distância dos centros universitários: “é a UFRN marcando presença na vida de quem achava que tinha sonhos distantes de serem realizados”, complementa.

Bruno Cássio – Setor de Mídias da SEDIS/UFRN.

Categoria: educação a distância, educação digital, especial, histórias da EaD, notícias, oportunidade, UFRN